Átila Batista Bandeira defende proposta inovadora de fingerprints de sistemas operacionais para identificar equipamentos IoT espúrios na ausência de controle de admissão à rede, uma proposta e implementação

No dia 29 de fevereiro de 2024, Átila Batista Bandeira, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Fingerprints de Sistemas Operacionais para Identificar Equipamentos IoT Espúrios na Ausência de Controle de Admissão à Rede, uma Proposta e Implementação”.

A dissertação aborda a proliferação de dispositivos da Internet das Coisas (IoT), apresentando desafios significativos para a segurança das redes de computadores. O trabalho propõe e avalia a utilização de fingerprints de sistemas operacionais (SO) para analisar características específicas de dispositivos conectados a uma rede cabeada, visando identificar dispositivos não autorizados e aprimorar a segurança da rede.

A banca examinadora, composta por Clóvis Neumann, Fábio Lúcio Lopes de Mendonça e Laerte Peotta de Melo, elogiou a pesquisa de Átila Batista Bandeira.

Átila teve sua produção intelectual publicada, incluindo o artigo “Modelo para Utilização de Fingerprints de Sistemas Operacionais (SO) para Identificar e Responder a Conexões Não Autorizadas de Dispositivos IoT na Ausência de Controle de Admissão à Rede”.

Sobre sua experiência no PPEE, Átila declarou: “Mesmo tendo expressiva experiência na área de segurança cibernética, enfrentando ininterruptos desafios dos mais diversos tipos para proteção cibernética na empresa que trabalho, a palavra que descreve minha trajetória no PPEE é crescimento.”

O trabalho completo de Átila Batista Bandeira está disponível em: 

Produção discente .

Parabenizamos o esforço do discente e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.