O Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, em que pese ter seu registro e coordenação próprios junto à CAPES, no âmbito da UnB, era até o primeiro período de 2018, um programa gerido como parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE (Acadêmico), obedecendo ao Regulamento Interno do PPGEE e a uma resolução específica de 12 de fevereiro de 2013 que estabelecia normas complementares para o funcionamento do curso de Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade de Brasília. Tal resolução específica é amparada no Art. 3, § 2o do Regulamento Interno do PPGEE e foi aprovada pelo Colegiado do PPGEE em sua XI reunião, realizada em 14 de dezembro de 2012.
Desde sua criação, o Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica foi ofertado na forma de turmas específicas, com ingresso de alunos regulado por edital vinculado à turma.
Consequente à publicação dos resultados da Avaliação Quadrienal 2013-2016, o Departamento de Engenharia Elétrica da UnB recebeu em 27/10/2018 a visita do Coordenador da Área de Engenharias IV da CAPES, Professor Murilo A. Romero, EESC/USP. Nessa ocasião, o Coordenador das Engenharias IV esteve reunido com os coordenadores dos dois programas acadêmicos (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE e Programa de Pós-Graduação em Sistemas Eletrônicos e de Automação – PGEA) e o coordenador do Programa Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), assim como a coordenadora do Programa em Engenharia Biomédica da FGA. No que se refere ao programa profissional PPEE, após discussão dos resultados da avaliação quadrienal, o Coordenador das Engenharias IV apresentou considerações importantes para o futuro do PPEE, especificamente:
Buscando atender tais requisitos, fez-se necessário escolher uma área focal para o programa e estabelecer o regulamento para que o PPEE passe a ter sua gestão própria no âmbito da UnB. Tal se fez a partir de deliberações do Colegiado do PPGEE, primeiramente com a instituição, pelo ato nº 002/2017, de uma comissão voltada à reformulação do mestrado profissional (processo SEI 23106.070955/2017-06), o que levou à proposição de um regulamento específico do programa profissional. Em seguida, tal proposição de regulamento foi aprovada pelo Colegiado do PPGEE, em sua reunião de 18/05/2018.
O novo regulamento do PPEE parte assim de um regulamento existente e aprovado em todas as instâncias cabíveis na UnB (conforme resolução CEPE 080/2017), com a retirada das determinações específicas de programas acadêmicos e a integração das determinações mais próprias aos programas profissionais. O novo regulamento do PPEE estabelece um foco na área de concentração em segurança cibernética, considerada como o diferencial do PPEE com relação ao programa acadêmico de origem e com relação a outros programas profissionais de engenharia elétrica no Brasil. Por outro lado, tal área de concentração embasa uma estratégia criar linhas de pesquisa que se enquadrem dentro da segurança cibernética e que cubram os diversos domínios da engenharia elétrica, tais como a segurança da infraestrutura crítica de energia e potência, a segurança da infraestrutura crítica de comunicações, a segurança dos Sistemas de Informação e das Redes, a segurança dos sistemas eletrônicos e de controle e automação, as ciências forenses vinculadas a tais linhas de pesquisa.
A aprovação do novo regulamento pelas instâncias da Faculdade de Tecnologia e do Decanato de Pós-Graduação está desse modo sendo encaminhada conjuntamente pelas Coordenações do PPGEE e do PPEE, no sentido tanto de atender às diretrizes da CAPES quanto de passar a gerir o Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica de forma independente, com seu próprio Colegiado e Coordenação, bem como com uma oferta regular de vagas, possivelmente já a partir do período 2018/2.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900
Secretaria PPEE:
+55 (61) 3107-5587 / 3107-5758
Demais telefones UnB
sec@ppee.unb.br