Regilson Vasconcellos Jesus defende Proposta de Framework de Compliance para Proteção de Dados de Risco de Crédito em Atendimento à lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD) e o Open Finance

No dia 08 de julho de 2024, Regilson Vasconcellos Jesus, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Proposta de framework de compliance para proteção de dados de risco de crédito em atendimento à lei geral de proteção de dados pessoais (lgpd) e o open finance”.

A dissertação aborda o crescimento expressivo das instituições financeiras tanto no mercado nacional quanto global aumentou significativamente a competitividade pela manutenção e ampliação das carteiras de clientes, bem como popularizou o acesso ao crédito. Entretanto, a modelagem de score de crédito, tradicionalmente realizada com base em dados internos e regras proprietárias, enfrenta desafios de transparência e compliance. Visando alcançar vantagens competitivas e assegurar maior transparência na modelagem dos scores de crédito, este estudo propõe um framework fundamentado nos princípios do Open Finance e LGPD. Este framework tem como objetivo aumentar a precisão na avaliação de crédito e reduzir riscos e fraudes. Para enfrentar a falta de regulamentação específica, foi desenvolvida uma tabela inicial que identifica questões relevantes a serem consideradas na 2modelagem de scores de crédito, com base na resolução do Open Finance. Esta tabela foi posteriormente comparada e cruzada com as normas regulatórias nacionais vigentes, resultando na criação de um framework de auditoria robusto. A validação do framework envolveu uma análise detalhada e a adaptação dos modelos PLTR, Z-Score, e dos modelos de conjuntos homogêneos e heterogêneos. Cada um desses modelos foi revisitado para identificar suas fragilidades e propor melhorias, garantindo assim a eficácia do framework proposto. Este framework de compliance e proteção de dados para risco de crédito visa fornecer uma ferramenta abrangente e prática para as instituições financeiras, promovendo a conformidade com a LGPD e os princípios do Open Finance, além de aprimorar a segurança e a privacidade dos dados dos clientes. A adoção deste framework pode levar a uma maior confiança dos consumidores no sistema financeiro, redução de fraudes e uma avaliação de crédito mais justa e precisa.

A banca examinadora foi composta pelos professores do PPEE, Daniel Alves da Silva, orientador e presidente, Georges Daniel Amvame Nze, membro interno, e Gilmar dos Santos Marques, membro externo.

Regilson teve sua produção intelectual publicada, incluindo o artigo Open source intelligence: classificação e mitigação de riscos e fraudes no âmbito de instituições financeiras.

Sobre sua experiência no PPEE, Regilson declarou: “Grande e enriquecedor desafio traçado nesse período de pouco mais de 2 anos, onde fica perceptível que o aprender deve ser perene, fazendo uso do alto conhecimento do corpo docente e funcional da academia, sempre atenciosos e respeitosos. Em relação a banca fica o agradecimento das singulares contribuições para elevar a entrega do trabalho final.”

O trabalho completo de Regilson Vasconcellos Jesus está disponível em: https://ppee.unb.br/?page_id=36

Parabenizamos o discente pelo esforço e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.