Larissa Pereira Gonçalves defende Proposta de um modelo para documentar os requisitos conversacionais de Chatbot

No dia 16 de setembro de 2024, Larissa Pereira Gonçalves, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Proposta de um modelo para documentar os requisitos conversacionais de Chatbot”.

A dissertação aborda o Contexto: A interação de um usuário com um chatbot é considerada uma das mais semelhantes à interação humana entre os softwares. No entanto, essa antropomorfização torna a elicitação e documentação de requisitos de software mais desafiadora, uma vez que o comportamento e a percepção humana são marcados por nuances e subjetividades. Atualmente, não há padrões ou diretrizes claros para registrar e testar requisitos subjetivos, o que torna ainda mais difícil a obtenção, documentação e validação dos chamados requisitos conversacionais. Objetivo: O objetivo deste trabalho é identificar características diferenciais entre requisitos e especificações de chatbots em relação a outros softwares. Para isso, é necessária a análise de recursos e elementos presentes nos artefatos existentes a fim de sintetizar os padrões e elementos mais adequados em um modelo de especificação de requisitos conversacionais para chatbots, abrangendo em detalhes os requisitos conversacionais e emocionais. Método: Conduzimos 2 revisões sistemáticas para comparar o estado atual da documentação de requisitos para os diversos tipos de softwares e para chatbots, bem como as práticas conversacionais adotadas. A investigação destas práticas e formatos foi utilizada para a elaboração do Mapa Conversacional Integrado, um modelo de artefato proposto para documentar requisitos conversacionais de chatbots. Em seguida, o modelo foi submetido à validação por meio da simulação de documentação com artefatos normais e o artefato proposto, com a intenção de identificar oportunidades e melhorias em sua usabilidade. Resultados: Na avaliação do mapa conversacional os participantes relataram facilidade de uso e fácil aprendizado. Três tipos de instâncias do modelo foram disponibilizadas (tabela, diagrama e protótipo), e o template de tabela foi o mais escolhido pelos participantes da segunda fase. A disponibilização do template na internet já conta com mais de 100 utilizações orgânicas. Conclusão e trabalhos futuros: A proposta do modelo inicial foi submetida à validação e ainda possui espaço para evoluções. Como trabalho futuros, será realizado a aplicação de pesquisas adicionais com grupos mais abrangentes de participantes, a saber, pesquisas com usuários finais e stakeholders, para avaliar a compreensão do artefato.

A banca examinadora foi composta pelos professores do PPEE, Edna Dias Canedo, orientadora e presidente, André Luiz Marques Serrano, membro interno, e Ana Paula Bernardi da Silva, membro externo.

Larissa teve sua produção intelectual publicada, incluindo os artigos Documentation Artifacts For Conversation-Related Requirements Specification in ChatbotsRequirements Documentation Containing Natural Language: A Systematic Tertiary Literature Review e Chatbots for teacher training: new possibilities for network learning.

Sobre sua experiência no PPEE, Larissa declarou: “Ter a oportunidade de cursar um mestrado com professores tão qualificados quanto os do PPEE foi uma experiência inesquecível. O programa é muito diverso e conta com excelentes profissionais nas diferentes áreas de pesquisa. A partir das disciplinas, pude ter contato com áreas da tecnologia que são mais distantes do que trabalho atualmente, e por isso, saio do programa com uma bagagem de aprendizado muito maior do que imaginava. O tema do mestrado foi desafiador, e ao mesmo tempo, muito atual, e por isso sou grata à minha orientadora e as oportunidades dadas pelo programa para atualização constante dos conhecimentos”

O trabalho completo de Larissa Vasconcellos Jesus está disponível em: https://ppee.unb.br/?page_id=36

Parabenizamos a discente pelo esforço e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.