Dissertação de João Paulo Couto de Oliveira analisa como professores de TIC lidam com a aposentadoria e o pós-carreira

No dia 25 de julho de 2025, o discente João Paulo Couto de Oliveira defendeu sua dissertação de mestrado profissional intitulada “Planejando o Futuro: Como Professores de TIC Abordam a Aposentadoria e a Vida Pós-Carreira”, sob orientação da Profa. Edna Dias Canedo, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE/UnB), na linha de pesquisa Aspectos humanos, organizacionais, legais e regulatórios em Segurança Cibernética.
O trabalho teve como objetivo investigar os fatores humanos, organizacionais, legais e regulatórios que influenciam o processo de aposentadoria de professores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A partir de um survey com 176 professores de diversas universidades brasileiras, o estudo revelou que a maioria começa a se preocupar com a aposentadoria ainda no início (31,3%) ou na metade da carreira (21,6%). Mais de 64% pretendem se dedicar a atividades de lazer, viagens e continuar contribuindo com pesquisas após se aposentarem, sendo que muitos já realizam reservas financeiras com o intuito de manter seu padrão de vida.
Apesar da crescente consciência sobre a importância do planejamento da aposentadoria, o estudo aponta que a maioria das universidades ainda não oferece capacitação específica para este momento da carreira docente.
A banca examinadora foi composta pelo professor Laerte Peotta de Melo (membro interno), pelo professor Gilmar dos Santos Marques (membro externo) e pelo suplente Geraldo Pereira Rocha Filho. A pesquisa não contou com financiamento externo.
João Paulo atua como servidor público vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e pretende continuar contribuindo com o ensino e a pesquisa na área. Ele também já possui produção intelectual publicada, como o artigo disponível na SBC: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi/article/view/34333.

“Durante minha trajetória no PPEE, pude aliar minha experiência profissional às reflexões acadêmicas, ampliando minha visão sobre os desafios enfrentados pelos docentes em sua transição para a aposentadoria. A banca contribuiu para aprofundar essas discussões, destacando a relevância social de se pensar a aposentadoria de forma planejada e estruturada, sobretudo no contexto das instituições públicas de ensino e pesquisa.”, relatou João Paulo.

O trabalho completo está disponível em Produção discente no site do PPEE.