Discente Lídia Bononi Paiva Tomaz do PPEE defende TCC sobre riscos de negócio para segurança cibernética na Rede Federal

No dia 15 de agosto de 2025, a discente Lídia Bononi Paiva Tomaz, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE/UnB), defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Rede Federal em alerta: riscos de negócio para segurança cibernética na Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. A apresentação ocorreu de forma online, via Microsoft Teams.

O estudo partiu do cenário atual da transformação digital na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), que ampliou o acesso a serviços digitais, mas também aumentou a exposição a riscos cibernéticos. Apesar da existência de diretrizes como o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) do Governo Federal, muitas instituições ainda enfrentam dificuldades em identificar suas vulnerabilidades.

Com base nisso, o trabalho propôs uma metodologia prática para identificar riscos de negócio relacionados à segurança da informação, afetando diretamente ensino, pesquisa e extensão. O estudo de caso foi realizado no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), com aplicação de questionários a servidores e uso da técnica Bow Tie para mapear eventos, causas e consequências. Os resultados apontaram sete riscos de negócio, associados a 36 causas e 21 consequências, ressaltando a importância da gestão de riscos como ferramenta estratégica para a governança e a resiliência cibernética. O trabalho oferece, assim, insights estratégicos que podem apoiar gestores institucionais na compreensão dos riscos de negócio que permeiam suas atividades finalísticas.

Sobre sua trajetória, Lídia destacou:

“Meu ingresso no curso foi motivado pelo Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), em razão da minha nomeação, em janeiro de 2024, como responsável pela Diretoria de TIC do IFTM. Aprofundar conhecimentos em segurança e privacidade tornou-se essencial para orientar as ações da Diretoria.

O curso trouxe aprendizados valiosos, que resultaram na publicação de um artigo no Simpósio Brasileiro de Cibersegurança (SBSeg) 2024, início de uma linha de pesquisa no IFTM em segurança cibernética, com publicação no Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) do SBSeg 2025, e no TCC voltado à Gestão de Riscos, com foco nos Institutos Federais. Esse trabalho buscou evidenciar riscos relevantes e contribuir para uma gestão mais eficiente e alinhada ao PPSI.”