O Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília chega a uma marca histórica: 100 dissertações defendidas desde sua primeira defesa, em agosto de 2020. O marco simboliza não apenas a consolidação do programa, mas também o impacto crescente da pesquisa aplicada e da inovação tecnológica desenvolvidas no âmbito do PPEE.
Criado a partir do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), o PPEE foi inicialmente regido por seu regulamento interno e por uma resolução de 2013. Após a Avaliação Quadrienal 2013–2016 da CAPES, o programa iniciou um importante processo de reformulação, consolidando sua gestão autônoma e sua identidade própria dentro da UnB.
Atualmente, o programa tem como área de concentração a Segurança Cibernética, refletindo seu compromisso com temas estratégicos e emergentes voltados à proteção de sistemas, dados e infraestruturas críticas, elementos essenciais para a soberania tecnológica e o desenvolvimento do país. Nesse contexto, o PPEE se consolida como um espaço de formação técnica e científica de excelência, dedicado à resolução de problemas reais e à aplicação direta do conhecimento no setor produtivo e em instituições públicas.
Comparativamente, enquanto muitos mestrados profissionais no país ainda buscam equilibrar teoria e prática, o PPEE/UnB se destaca por seu perfil inovador e interdisciplinar, unindo rigor acadêmico, relevância tecnológica e impacto social. Em cinco anos, as cem dissertações defendidas representam o comprometimento de docentes, discentes e parceiros institucionais com uma engenharia voltada à segurança, à inovação e ao desenvolvimento do Brasil.