No último dia 15, o estudante Cileno de Magalhães Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Uma Proposta de Otimização da Comunicação Sigilosa no Sisbin com o Uso da Computação em Nuvem Privada” dentro da linha de pesquisa Aspectos Humanos, Organizacionais, Legais e Regulatórios em Segurança Cibernética.

A apresentação ocorreu de forma online e contou com a participação da seguinte comissão examinadora: Professor Dr. Rafael Rabelo Nunes – Presidente/Orientador; professora Dra. Selma Lúcia M. Gonzales/ESD/MD – Examinadora Externa; e professor Willian Ferreira Giozza  – Membro Interno.

Durante o processo, Cileno publicou, como primeiro autor, juntamente com seu orientador Rafael Rabelo e o professor Robson, o artigo Um diagnóstico sobre o Processo de Comunicação sigilosa entre os órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência. Além disso, contribuiu, com a colaboração dos professores Edna Dias Canedo e Fábio Lúcio, para a publicação do artigo Mitigação dos Riscos à Privacidade através da Anonimização de Dados, o qual também contou com a participação dos ex-alunos do PPEE João Alberto Pincovscy e Juliano Rodrigues. Ambos artigos foram publicados na na 49ª edição da RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, em 2022. Após a sua defesa, é importante salientar que Cileno teve outro artigo aprovado, cujo tema é “O compartilhamento de dados e o uso dual do Sistema Integrado de Fronteiras do Exército Brasileiro”.

Quanto à motivação para ingressar no programa de mestrado, Cileno destaca: “Quando tomei conhecimento do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Segurança Cibernética pelo PPEE fui atraído por novos estudos em uma área fundamental na Era da Informação.” O estudante ainda complementa: “Mal sabia que teria uma equipe de professores tão qualificados e um suporte acadêmico que me desse condições de pleno desenvolvimento intelectual, pois possui um banco de dados disponível e bibliotecas virtuais que nos possibilitam ampla pesquisa, em um período conturbado de pandemia, onde o ambiente cibernético proporcionou a continuidade durante essa fase traumática para humanidade.”

Nesse contexto, ele afirma que as matérias cursadas foram extremamente importantes, como Redes, Criptografia e LGPD, dentre outras, as quais permitiram-no aprofundar a temática atual na garantia de privacidade de dados, definindo o seu tema e e elaborando a dissertação com muita motivação e assertividade. “Dessa forma, após o término dessa capacitação, já sinto saudades da equipe e agradeço todo o apoio dos professores, técnicos e colaboradores do PPEE”. Finaliza.