Proposta de Modelo de Mensuração de Apetite a Riscos Cibernéticos:Uso do Método AHP e da Estrutura Básica de Segurança Cibernética

No dia 29 de junho deste ano, Marcus Aurélio Carvalho Georg defendeu sua dissertação perante a banca composta pelos professores Dr. Rafael Rabelo Nunes, Dr. Georges Daniel Amvame Nze e Dr. João Souza Neto, representando a Universidade Católica de Brasília.

A pesquisa de Marcus, intitulada “Proposta de Modelo de Mensuração de Apetite a Riscos Cibernéticos: Uso do Método AHP e da Estrutura Básica de Segurança Cibernética”, aborda a importância das declarações de apetite a risco em uma organização, com foco nos riscos cibernéticos. O estudo visa a traduzir essas declarações em ações operacionais, promovendo uma sinergia entre a alta gestão e as práticas do lado operacional. Marcus destaca que a pesquisa ressalta a relevância do ambiente cibernético na consecução dos objetivos organizacionais, indo além do aspecto operacional e se tornando essencial para alcançar metas estratégicas e garantir a sobrevivência institucional.

Durante seu período no mestrado, Marcus teve um artigo publicado como primeiro autor, com a participação dos professores Carlos André de Melo Alves e Rafael Rabelo Nunes, ambos do PPEE, e de dois discentes de outro departamento da UnB. O artigo foi intitulado Os desafios da Segurança Cibernética no setor público federal do Brasil: estudo sob a ótica de gestores de tecnologia da informação. Além disso, ele também coautorou outros dois artigos, intitulados Judiciário sob ataque hacker: riscos de negócio para segurança cibernética em tribunais brasileiros e Judiciário sob ataque hacker: fatores de risco para a segurança do processo decisório em sistemas judiciais eletrônicos. Esses trabalhos contaram com a colaboração do professor Rafael Rabelo e do discente Renato Solimar Alves, também do PPEE.

Marcus explica que se sentiu atraído pela proposta do PPEE devido à sua experiência em cursos de especialização em Gestão Estratégica Pública (UNICEUB), Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação (FGV) e, mais recentemente, Compliance e Governança na UnB. Essa oportunidade permitiu a ele aplicar seus conhecimentos profissionais e aprofundar-se em temas atuais e relevantes.

Em relação ao impacto de seu trabalho na sociedade, Marcus afirma: “As possibilidades de desafios no espaço cibernético são uma realidade global, abrangendo inúmeros temas relevantes. A experiência adquirida ao lidar com essas questões, aliada à expertise dos professores da UnB, foram os principais motivos que me impulsionaram a prosseguir meus estudos. Sou profundamente grato a todos que acompanharam e contribuíram nessa jornada, sendo o Professor Doutor Rafael Rabelo uma figura representativa e essencial.”