Protocolo seguro para injeção de código em CubeSat

Em 2020, uma oportunidade tão esperada quanto sonhada finalmente se concretizou para um estudante brasileiro. A realização de um mestrado profissional em segurança das comunicações, um objetivo almejado por anos, tornou-se possível graças à parceria entre a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a Universidade de Brasília (UnB). O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) proporcionou ao estudante uma experiência enriquecedora, repleta de desafios que impulsionaram o seu conhecimento e permitiram a aplicação prática dos mesmos.

O foco principal do trabalho desenvolvido pelo estudante foi a área de CubeSats, pequenos satélites em forma de cubo utilizados para diferentes finalidades, como monitoramento ambiental e comunicação. O trabalho apresenta uma proposta de inclusão de novos códigos mitigando a possibilidade de ataques efetivos. Esta proposta é composta por medidas de segurança, protocolos de comunicação, utilização de HMAC para garantir o cumprimento e integridade dos novos códigos, e um sistema operativo em tempo real preparado para este desafio.

No período do mestrado, Alexandre publicou o artigo Proposed Security Measures for Code Injection for CubeSats, juntamente com o seu orientador e coorientador, professor Daniel Chaves Café e João José Costa Gondim

O mestrando destaca que a proposta do PPEE ofereceu uma série de desafios interessantes, que foram fundamentais para o crescimento de seu conhecimento na área. Ao longo do programa, ele adquiriu expertise em diversos aspectos relacionados à segurança das comunicações, tais como criptografia, autenticação e proteção contra ataques cibernéticos. Esses conhecimentos não apenas beneficiaram o desenvolvimento de sua dissertação, mas também o prepararam para enfrentar os desafios crescentes do mundo digital.