No dia 15 de julho deste ano (2023), o Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade Brasília (UnB) Dr. Demétrio Antônio Da Silva Filho, concedeu uma entrevista exclusiva ao site UOL, por meio do Blog Tilt UOL, discutindo a eficácia de desligar o celular como medida de proteção contra hackers. A contribuição do professor foi requisitada para abordar o tema “Desligar o celular garante a proteção hacker?”
A polêmica teve início quando Anthony Albanese, primeiro ministro da Austrália, sugeriu que as pessoas desligassem seus telefones a cada 24 horas para prevenir riscos cibernéticos. O Professor Demétrio expressou sua opinião sobre a questão. De acordo com o ele, é recomendável que os usuários façam atualizações periódicas em seus dispositivos móveis. Essas atualizações permitem que os fabricantes corrijam as falhas de segurança assim que as identifiquem. No entanto, o professor ressaltou que simplesmente desligar o celular a cada 24 horas não garante a proteção total contra hackers.
O Professor do PPEE ainda explicou que, se um programa malicioso já estiver em execução no aparelho, desligá-lo não será suficiente para eliminá-lo ou impedir sua ação. Uma vez que um dispositivo esteja comprometido, desligá-lo não afetará o programa malicioso que já está presente.
Em vez disso, enfatizou a importância de se adotar medidas mais abrangentes de segurança cibernética, como manter o sistema operacional atualizado, utilizar soluções antivírus confiáveis e tomar cuidado ao clicar em links suspeitos ou baixar aplicativos de fontes não verificadas.
O Dr. Demétrio Antônio Da Silva Filho encerrou a entrevista ressaltando que, “desligar o celular por 5 minutos só reduziria de 5/1440 (a fração de minutos do dia) a possibilidade do celular não ser invadido”.
O Professor Demétrio contribuiu significativamente para o esclarecimento desse assunto e forneceu orientações valiosas aos leitores do UOL sobre a proteção de seus dispositivos móveis contra ameaças cibernéticas.