Renato Solimar Alves, Subsecretário de Segurança de Tecnologia da Informação e aluno do PPEE, no 11º Fórum TIC na Justiça

Renato Solimar Alves, discente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília (UnB) e Subsecretário de Segurança de Tecnologia da Informação (TI) no Conselho da Justiça Federal, participou do 11º Fórum TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) na Justiça, organizado pela Network Eventos e pela J. Ex.

O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro nas instalações do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em Goiânia, e reuniu especialistas, acadêmicos e profissionais do campo da tecnologia da informação e comunicação do setor judiciário.

No fórum, Renato debateu no Painel 1 sobre o tema “Cyber Security: Desafios para a Justiça” e no Painel 5 sobre o tema “Conselhos e Superiores: O Futuro da Justiça” contribuindo com sua expertise profissional e perspectiva acadêmica adquirida no PPEE para enriquecer as conversas e colaborações no evento.

Uma das principais propostas de Renato durante o evento foi a criação de uma força nacional de especialistas de segurança num modelo similar ao da Força Nacional, adotada pelos militares. Ele enfatizou a importância de contratar especialistas qualificados em suas funções, através de concursos menos generalistas, a fim de fortalecer a segurança da informação no âmbito da Justiça.

“A Justiça precisa atrair bons profissionais de Segurança da Informação. A Força Nacional dos militares atua com o melhor dos seus times no combate ao crime. A minha proposta é que façamos o mesmo na segurança da informação. Criar um time de faixas pretas para que, em caso de ataque, esse time possa vir a ser acionado para mitigar o impacto. Se um tribunal para toda a imagem da justiça fica arranhada”, diz Solimar.

A participação de Renato Solimar Alves reflete o compromisso da PPEE e da UnB em promover a qualidade acadêmica e profissional em áreas estratégicas da tecnologia e fortalecer colaborações com instituições judiciárias em todo o país.

Assista a entrevista completa em: <https://youtu.be/8luKd6hO01o>.