Professores do PPEE – UnB Universidade de Brasília visitam área de Cybersecurity do Banco do Brasil

Três professores do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília (UnB) foram convidados para uma visita à área de Cybersecurity do Banco do Brasil (BB). O convite foi feito pelo aluno do PPEE e chefe da área de segurança do BB, Átila Batista Bandeira, juntamente com o professor Dr. Laerte Peotta de Melo, da área de fraudes.

Os professores que participaram da visita foram o Dr. Georges Daniel Amvame Nze, o Dr. Fábio Lúcio Lopes de Mendonça e o Dr. Rafael Rabelo Nunes.

Átila explica o passo a passo dessa importante visita: “Os professores foram recepcionados pelo time de segurança cibernética do Banco do Brasil, no Edifício Sede IV. Em seguida, foi realizado o que chamamos de “TecnoTur” em que, um funcionário do BB no papel de guia turístico, fornece aos visitantes um breve histórico da instituição de 215 anos, bem como da infraestrutura tecnológica do Banco, mostrando peças antigas, ora utilizadas. Após esse bate-papo, mostramos as instalações do nosso Data Center explorando a infraestrutura atual, com as salas de telemática com as centenas de servidores/mainframes, bem como o funcionamento das salas de monitoração, estrutura física e processos a exemplo do plano de continuidade de negócios. Esse encontro promoveu o fortalecimento das relações do Banco e da UnB no âmbito de TI e Cyber, devido a troca de informações e experiências”.

Atualmente, o PPEE conta com cinco discentes que são servidores do Banco do Brasil: Átila Batista Bandeira, Bárbara Silva Cabral, Edvan Gomes da Silva, Lucas Vinícius Andrade Ferreira e Welyngton Jose Vinicius Dal Pra.

O Prof. Rafael Rabelo destacou a importância dessa visita, ressaltando os laços cada vez mais sólidos entre a Universidade e o BB. “Mesmo que informalmente, temos estabelecido parcerias importantes com o Banco do Brasil. A instituição é muito valiosa para nós”. Além disso, o Prof. Rabelo compartilhou sua impressão sobre o campo tecnológico, mencionando: “Eu já vivenciei muito o ambiente de datacenter por ter trabalhado bastante, inclusive virando várias madrugadas enquanto engenheiro na Claro e na TIM. Confesso que o que mais me impressionou foi a resiliência das fitas DAT. Elas ainda são usadas! Cada fita no banco hoje armazena incríveis 680 terabytes!”

O Dr. Laerte destaca a importância dessa visita: “A aproximação da Universidade de Brasília ao Banco do Brasil permite integrar os objetivos de um grande Banco aos modelos de pesquisa da área acadêmica. Conhecer a estrutura do BB, as novas tecnologias utilizadas permite aproximar seus desafios da realidade enfrentada. Atendendo mais de 80 milhões de clientes e sendo responsável por 31% de todas as transações PIX do país mostra a capacidade e seriedade da instituíção, e receber os professores da UnB foi um momento de troca de ideias e reflexões do futuro da área bancária.”

Para mais informações sobre o programa TecnoTour do Banco do Brasil, visite o site oficial aqui.