Egressos e Professores do PPEE – UnB Realizam Pesquisa para Desenvolvimento de Sistemas de Software Seguros

Dois ex-alunos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília (UnB), Caio Cesar Rodrigues Garcez e Lucas José Borges Amaro, juntamente com os professores Rafael Timóteo de Sousa Junior, Robson de Oliveira Albuquerque e William Ferreira Giozza, concluíram um projeto de pesquisa intitulado “(CEPESC) Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento de Sistemas de Softwares Seguros”. A pesquisa teve início em 10 de outubro de 2017 e foi finalizada em 01 de julho de 2021, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), órgão do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

O projeto teve como objetivo desenvolver pesquisa aplicada à concepção e à prototipação de um sistema de informação modular para gestão de pessoas da ABIN. Além disso, a pesquisa buscou promover a organização significativa da informação tratada nesse sistema, com a inovação tecnológica de inserção em uma arquitetura de segurança e gerência. Isso incluiu medidas de segurança relativas à integridade, privacidade e controle de acesso à informação, bem como autorização e auditoria de operações.

Durante a execução do projeto, foram produzidas duas produções intelectuais, sendo elas “Distributed Architecture for Intrusion Detection in IoT Networks Using Smart Contracts” e “Methodological Framework to Collect, Process, Analyze and Visualize Cyber Threat Intelligence Data”, este último sendo o título do artigo e da dissertação de mestrado do egresso Lucas José Borges Amaro.

Para entender o impacto do projeto, foram realizadas entrevistas com dois dos participantes, Caio Garcez e o professor Giozza. Ambos destacaram o impacto significativo do projeto na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. Caio enfatizou que o projeto contribui para o desenvolvimento de softwares seguros, tornando o ecossistema digital mais confiável e resiliente. Ele ressaltou que a sociedade se beneficia diretamente de soluções seguras que protegem dados pessoais e garantem a integridade dos sistemas. Além disso, na esfera acadêmica, o projeto serve como um caso prático valioso, incentivando a pesquisa e o aprendizado em áreas cruciais, como segurança cibernética e desenvolvimento de software.

O professor Giozza acrescentou que softwares seguros são fundamentais para as organizações e a sociedade, pois garantem a proteção de informações contra uso, acesso e divulgação não autorizados. Ele destacou que a colaboração entre alunos e professores foi fundamental para o sucesso do projeto, com os professores desempenhando um papel na orientação e assistência aos alunos em diversas etapas do projeto.

Durante a pesquisa, a equipe enfrentou desafios, incluindo a comunicação entre os microserviços, a orquestração de containers nos ambientes de homologação e produção, e a implementação e o mapeamento de requisitos. No entanto, esses obstáculos foram superados com soluções inovadoras de acesso e controle de como os desenvolvedores utilizaram os recursos computacionais

Os principais aprendizados destacados pelos participantes incluem a capacidade de desenvolver soluções seguras de ponta a ponta, a importância de equipes multidisciplinares com boa comunicação e colaboração, e a necessidade de práticas sólidas de desenvolvimento, segurança e gestão de projetos.

O projeto “(CEPESC) Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento de Sistemas de Softwares Seguros” representa um exemplo de pesquisa aplicada com impacto real na segurança de sistemas de informação, fortalecendo a formação de profissionais e contribuindo para a sociedade como um todo.