Projeto de Inovação na AGU: Avanços Tecnológicos e Contribuições da Universidade de Brasília

Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) estão desempenhando um papel crucial em um projeto de pesquisa e inovação em parceria com a Advocacia Geral da União (AGU). O projeto, intitulado “(AGU) Pesquisa Aplicada e Inovação em Processos e Tecnologias do Tratamento da Documentação, Informação, Inteligência e Conhecimento nos Domínios da Atividade da Advocacia Geral da União”, tem como objetivo aprofundar o estudo de inovações tecnológicas nas áreas de tecnologia da informação, gestão documental, processos de governança, gestão de redes e sistemas estruturantes para áreas estratégicas da AGU.

O Termo de Execução Descentralizado (TED) celebrado entre a AGU e a UnB resultou em diversos projetos. Dentre eles, destaca-se o “Sistema Eletrônico de Atividades de Ensino”, cujo propósito é aprimorar os procedimentos relacionados ao magistério, proporcionando maior controle de acesso às informações de ensino dos membros da AGU, disponibilizando dados gerenciais e otimizando processos operacionais. O Laboratório Latitude, gerenciado pelo professor Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, é o responsável por coordenar as atividades do projeto, tendo como gestor o professor Rafael Timoteo de Sousa Junior. Georges Daniel Amvame Nze atua como gestor substituto, e Demetrio Antonio da Silva Filho é o coordenador técnico.

Na AGU, o gestor do projeto é Carlos Eduardo Lacerda Veiga.

Outro projeto relevante é o “Sistema de Restituição e Retificação de GRU”, que promete trazer benefícios substanciais à AGU e ao meio científico, melhorando a eficiência, transparência e acessibilidade dos processos administrativos e financeiros. Além disso, esse projeto servirá como modelo para outros órgãos públicos e instituições científicas, contribuindo para o cumprimento de obrigações legais relacionadas à transparência e acessibilidade de informações.

O “Sistema de Consulta de Informação de GRU” foi desenvolvido para garantir acesso fácil e rápido às informações de Guia de Recolhimento da União. A plataforma oferecerá uma consulta intuitiva, eliminando a necessidade de deslocamento até uma unidade da AGU.

O projeto resultou em quarenta e oito produções, das quais quatorze contaram com a participação direta da comunidade acadêmica do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica. Dentre essas produções, destacam-se treze trabalhos intelectuais e um trabalho de conclusão, abordando uma variedade de temas relevantes para a AGU e a sociedade em geral. Abaixo estão os títulos corretos dessas produções:

1. A STUDY OF AUTOMATIC SPEECH RECOGNITION IN PORTUGUESE BY THE BRAZILIAN GENERAL ATTORNEY OF THE UNION”
  2. ASSESSING THE EFFECTS OF INCREASING CONJUGATION LENGTH ON EXCITON DIFFUSION: FROM SMALL MOLECULES TO THE POLYMERIC LIMIT
  3. CHARGE LOCALIZATION AND HOPPING IN A TOPOLOGICALLY ENGINEERED GRAPHENE NANORIBBON
  4. ESCRITA CIENTÍFICA
  5. HARNESSING GREENHOUSE GASES ABSORPTION BY DOPED FULLERENES WITH EXTERNALLY ORIENTED ELECTRIC FIELD
  6. INTERFACIAL BULK PROPERTIES OF HOLE-TRANSPORTING MATERIALS FOR PEROVSKITE SOLAR CELLS: ISOMERIC TRIPHENYLAMINE-BASED ENAMINES SPIRO-OMETAD
  7. O VALOR DAS MÉTRICAS ÁGEIS PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES
  8. ORGANIC ELECTRONICS FROM NATURE: COMPUTATIONAL INVESTIGATION OF THE ELECTRONIC AND OPTICAL PROPERTIES OF THE ISOMERS OF BIXIN AND NORBIXIN PRESENT IN THE ACHIOTE SEEDS
  9. PROPOSTA DE GUIA PARA ADEQUAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS CONFIÁVEIS À LGPD
  10. RESUMO DAS INOVAÇÕES
  11. THEORETICAL PREDICTION OF ELECTRON MOBILITY IN BIRHODANINE CRYSTALS AND THEIR SULFUR ANALOGS
  12. THEORETICAL STUDY OF THE INTERACTION OF FULLERENES WITH THE EMERGING CONTAMINANT CARBAMAZEPINE FOR DETECTION IN AQUEOUS ENVIRONMENTS
  13. WORK FUNCTION DIFFERENCE OF NAPHTHYL END-CAPPED OLIGOTHIOPHENE IN DIFFERENT CRYSTAL ALIGNMENTS STUDIED BY KELVIN PROBE FORCE MICROSCOPY
  14. Repositório Seguro e o Impacto Gerado pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

As atividades tiveram início em 01 de dezembro de 2019 e continuam em andamento em parceria com a AGU. Entrevistas com participantes do projeto, como o professor Daniel Alves da Silva e o discente Dário Pereira dos Santos, ressaltam os impactos positivos na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. A colaboração entre alunos e professores foi fundamental para superar desafios, incluindo questões de cultura organizacional e aquisição de equipamentos.

O projeto entregou protótipos de sistemas em plena utilização pela AGU, como o Sistema ENSINO, o Portal de Serviços do LABRA e a Base de Vínculos. Além disso, foram produzidos mais de 20 Relatórios Técnicos, mais de 48 artigos nacionais e internacionais, e 4 livros que apresentam os projetos, depoimentos e benefícios para a AGU. Este esforço conjunto destaca a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e governamentais na promoção da inovação e no avanço tecnológico.

O arquivo Folder COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO E A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA fornece uma visão das contribuições do projeto.