Pesquisa Inovadora no CADE: Descobertas Revolucionárias e Desafios Superados

O presente projeto de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação tem por objetivo geral realizar estudos em novas tecnologias de inteligência artificial, ciência de dados, segurança cibernética, forense digital, tecnologias disruptivas para contribuir com a transformação digital no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).  Conta com um grupo de discentes vinculados ao Programa de Pós-graduação Profissional em Engenharia – PPEE, egressos e docentes do alcançando um marco significativo no projeto de pesquisa inovador, intitulado “Pesquisa aplicada com fundamento no estudo de necessidades, análise informacional, concepção, prototipação e experimentação com vistas à inovação tecnológica e de processos no domínio da Defesa Econômica para o Conselho Administrativo de Defesa”. Desde o seu início em 18 de dezembro de 2019, sob a liderança do professor Rafael Timóteo de Sousa Júnior, o projeto visa aplicar novas tecnologias, como inteligência artificial e ciência de dados, para promover a transformação digital no Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

O projeto envolve uma equipe diversificada e multidisciplinar de discentes, incluindo André Luiz Lourenço de Andrade, Denise Mitie Taketomi, Edilson de Oliveira Caldas, Fabricio Rodrigues Freire, Lucas Vinicius Andrade Ferreira, Regilson Vasconcellos Jesus, Renato Solimar Alves, Rodrigo Franco de Souza, Suenia Carvalho Vieira Carneiro de Almeida e Welber Santos de Oliveira. De egressos como Alessandra de Vasconcelos Sales, Aline dos Santos Pereira, Ana Paula Morais do Vale e outros. Além de contar com docentes vinculados ao PPEE como Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, Edna Dias Canedo, Alexandre Solon Nery, Robson de Oliveira Albuquerque e Georges Daniel Amvame Nze, que têm desempenhado papéis cruciais na condução da pesquisa.

O projeto vem abordando demandas da Defesa Econômica por meio de uma pesquisa aplicada, com foco em necessidades, análise informacional, concepção, prototipação e experimentação. A colaboração entre o Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica e o Laboratório Latitude resultou em um Termo de Execução Descentralizada com o CADE, estabelecendo as bases para a inovação tecnológica e de processos no domínio. Que já contribuiu com resultados acadêmicos com 1 monografia de graduação defendida, 2 dissertações defendias, 3 artigos em periódicos, 5 artigos em conferências internacionais e o registro de 1 software no INPI que está em fase de conclusão.  Além de apoiara alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Pode-se dizer que o principal desafio encontrado durante o projeto foi a adaptação ao trabalho remoto imposto pela pandemia mundial. A gestão do tempo e das pessoas se mostrou crucial, e a experiência contribuiu não apenas para o avanço técnico, mas também para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Entretanto projeto vem tendo um impacto significativo para pesquisa do país, demonstrando como a colaboração interdisciplinar pode resultar em avanços significativos na ciência e tecnologia.

Diante de tal situação o projeto ainda tem potencial para mais 2 publicações e um defesa até o seu termino previsto para dezembro de 2024.