André Luiz Lourenço de Andrade Defende Proposta de Estudo Comparativo de Soluções IAM Para Arquitetura Zero Trust Sobre Microsserviço

No dia 24 de janeiro de 2024, André Luiz Lourenço de Andrade, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Estudo Comparativo de Soluções IAM Para Arquitetura Zero Trust Sobre Microsserviços”.

A dissertação aborda o estudo comparativo de soluções IAM para a arquitetura Zero Trust sobre microsserviços. Como consequência da evolução do desenvolvimento de sistemas monolíticos para os microsserviços, distribui-se com a aplicação a responsabilidade de garantir chamadas de rede que sejam devidamente autenticadas e autorizadas. A arquitetura Zero Trust institui um modelo de segurança que não presume a segurança intrínseca de qualquer rede, exigindo autenticação, autorização e criptografia para todas as solicitações de serviço, independentemente da origem. Esta abordagem minimiza a superfície de ataque e fortalece a segurança ao aplicar rigorosamente a verificação de identidade e o princípio de menor privilégio para cada requisição que possui como destino um microsserviço. Para este trabalho, foi analisado o processo de implementação de autorização utilizando três arquiteturas de microsserviços: mesh, com autorização descentralizada, gateways de API e, por último, uma arquitetura associada ao serviço de nuvem authorization as a service, destacando as principais vantagens e limitações na implementação de cada cenário.

A banca examinadora, composta por João José Costa Gondim, Dino Macedo Amaral e Fábio Lúcio Lopes Mendonça, destacou a relevância da proposta e a aplicabilidade prática do esquema proposto.

André já teve outra produção intelectual publicada, como o artigo “Estudo comparativo de tokens de autorização em APIs REST”.

Sobre sua experiência no PPEE, André declarou: “Minha trajetória no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) culminou na defesa do trabalho intitulado ‘Estudo Comparativo de Soluções IAM Para Arquitetura Zero Trust Sobre Microsserviços’, uma experiência profundamente enriquecedora e desafiadora. Este trabalho representou o ápice de um período de pesquisa intensiva, onde mergulhei nas complexidades das soluções de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) e sua integração crítica em ambientes baseados em microsserviços sob a perspectiva da arquitetura Zero Trust. A motivação por trás dessa investigação emergiu da necessidade crescente de sistemas de segurança robustos que pudessem se adaptar às demandas de flexibilidade e segurança das arquiteturas modernas de TI. A apresentação e defesa deste estudo perante a banca tiveram um impacto significativo, não apenas no âmbito acadêmico, mas também com potencial de influenciar a indústria de tecnologia da informação. Ao elucidar as forças, fraquezas e aplicabilidades das diversas soluções IAM em cenários Zero Trust, o trabalho fornece insights valiosos para organizações que buscam reforçar suas defesas contra ameaças cibernéticas em um mundo cada vez mais conectado. Este estudo não só contribui para o avanço do conhecimento acadêmico em segurança cibernética e arquiteturas de software, mas também serve como um guia prático para engenheiros e profissionais de TI na implementação de sistemas mais seguros e resilientes. Assim, a relevância deste trabalho estende-se além da academia, promovendo uma sociedade digital mais segura e confiável.”

O trabalho completo de André Luiz Lourenço de Andrade está disponível na página “Produção Discente” no site do Programa. Parabenizamos o esforço do discente e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.