Enap Entrevista recebe como convidados Rafael Rabelo Nunes e Leonardo Rodrigo Ferreira para discutirem a Segurança da Informação em Governo

No dia 6 de maio de 2024, uma entrevista promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), intitulada “Segurança da Informação em Governo”, reuniu dois profissionais para debater sobre a importância, os desafios e as perspectivas futuras para a Segurança da Informação no âmbito governamental.

Os protagonistas desse diálogo foram Rafael Rabelo Nunes, Professor da Universidade de Brasília, e Leonardo Rodrigo Ferreira, atual Diretor de Privacidade e Segurança da Informação da SGD/MGI. Transmitida pelo canal do Youtube da Enap, a entrevista proporcionou insights valiosos sobre temas cruciais para a gestão da segurança de dados em órgãos públicos.

Durante a conversa, ambos destacaram a necessidade urgente de um maior envolvimento da alta administração com a temática da privacidade e segurança. “Deixar claro que a responsabilidade pelos aspectos de segurança cibernética não é exclusivamente do gestor de tecnologia da informação”, ressaltou o diretor da SGD.

Leonardo Rodrigo Ferreira ainda pontuou diversos aspectos fundamentais para uma gestão eficaz da segurança de dados, incluindo a maturidade das organizações em relação à tecnologia, a adequação de recursos humanos e a gestão estratégica da aquisição e sustentabilidade de tecnologias.

A entrevista foi uma oportunidade para refletir sobre os desafios atuais e futuros enfrentados na proteção das informações governamentais, além de destacar a importância do diálogo e da colaboração entre profissionais e instituições na busca por soluções eficazes e inovadoras nesse campo tão crucial para a sociedade.

Por meio de iniciativas como essa, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) reafirma seu compromisso com a promoção do conhecimento e o debate de temas relevantes para o avanço da sociedade.

Assista a entrevista completa através do link:

[Enap Entrevista] Segurança da Informação em Governo