Rodrigo Franco de Souza defende proposta inovadora de Identificação de fatores de riscos associados ao processo de desenvolvimento de softwares provedores dos programas sociais: o caso do Programa Social Brasileiro Alfa

No dia 28 de março de 2024, Rodrigo Franco de Souza, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Identificação de fatores de riscos associados ao processo de desenvolvimento de softwares provedores dos programas sociais: o caso do Programa Social Brasileiro Alfa”.

A dissertação aborda o desenvolvimento de software em contextos governamentais, particularmente para programas sociais, enfrenta desafios que enfatizam a importância da gestão de riscos para melhor assegurar o sucesso e a entrega efetiva de serviços à população. O objetivo geral desta pesquisa é identificar os principais fatores de riscos associados às etapas do processo de desenvolvimento de softwares provedores do Programa Social Brasileiro Alfa. A pesquisa, de natureza descritiva e aplicada, adota uma abordagem qualitativa, empregando como estratégia metodológica o estudo de caso. Os dados coletados abrangem entrevistas com desenvolvedores, arquitetos, gestores de projeto, complementados por coleta de documentos internos da Empresa BETA. O tratamento dos dados abrangeu análise documental e análise de conteúdo, considerando 64 atributos, 13 elementos de classe e 3 classes descritas na taxonomia de risco hierárquica proposta pelo Software Engineering Institute – SEI. Após detalhar as fases de desenvolvimento de software provedor do referido programa social, os principais resultados das análises permitiram a identificação de 39 atributos, sendo 17 vinculados à classe ‘Engenharia de Produto’ 12 vinculados à classe ‘Ambiente de Desenvolvimento’ e 10 vinculados à classe ‘Restrições do Programa’. O exame dos atributos identificados enfatizou a classe ‘Restrições do Programa’, mostrando a influência de fatores externos no processo de desenvolvimento de softwares, em consonância com achados de estudos anteriores. Adicionalmente, as análises permitiram detalhar os atributos segundo elementos de classe, destacando-se o atributo ‘Cronograma’, vinculado ao elemento de classe ‘Recursos’. Este trabalho contribui para o campo da gestão de riscos e da engenharia de software, oferecendo evidências sobre o uso de atributos que podem ajudar a identificar riscos no processo de desenvolvimento de softwares de programas sociais e destacando a importância de uma identificação de riscos que considere as especificidades de cada etapa do desenvolvimento de software. Os resultados também podem contribuir para reflexões sobre a gestão de riscos em processos de desenvolvimento de software de programas sociais no País.

A banca examinadora, composta pelos professores Dr. Carlos André de Melo Alves Melo (Presidente), Dr. Rosalvo Ermes Streit (Examinador externo) e Dr. Fabiana Freitas Mendes (Examinador Interno), reconheceu o mérito e a relevância do trabalho de Rodrigo.

Rodrigo teve dois de seus trabalhos publicados: o artigo “Transformando a infraestrutura governamental: um estudo de caso sobre a implantação da virtualização bimodal em nuvem privada”, apresentado na International Conference on Management, Tourism and Technologies em Bogotá, Colômbia, em 2023; e o artigo “Gestão de Riscos e Desenvolvimento de Software: Estudo sobre a Distribuição de Artigos Científicos em Bases de Dados Internacionais de 2019 a 2023”, apresentado no 7th International Conference on Information Technology & Systems – ICITS’24, realizado em Temuco, Chile, em 2024. Esses trabalhos refletem o compromisso de Rodrigo com a pesquisa e o avanço do conhecimento em sua área de atuação.

Sobre sua experiência no PPEE, Rodrigo declarou: “Durante o período em que estive no Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, tive a oportunidade de contribuir com a produção acadêmica na área, resultando na autoria de dois artigos. O primeiro, intitulado “Transformando a infraestrutura governamental: um estudo de caso sobre a implantação da virtualização bimodal em nuvem privada”, foi apresentado na International Conference on Management, Tourism and Technologies em Bogotá, Colômbia em 2023, e em seguida 6 publicado na Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, na edição E60, páginas 464-476, em julho de 2023. Este trabalho, realizado em colaboração com o Prof. Rafael Timóteo. Posteriormente, em colaboração com meu orientador, Dr. Carlos André de Melo Alves, desenvolvi e publiquei o artigo “Gestão de Riscos e Desenvolvimento de Software: Estudo sobre a Distribuição de Artigos Científicos em Bases de Dados Internacionais de 2019 a 2023”. Este estudo foi apresentado no 7th International Conference on Information Technology & Systems – ICITS’24, realizado em Temuco – Chile, no ano de 2024, que também foi publicado na Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação – RISTI, N.º E66, 02/2024 páginas 409-422.
O trabalho completo de Rodrigo Franco de Souza está disponível em:

Produção discente

Parabenizamos o esforço do discente e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.