Edilson de Oliveira Caldas defende Proposta de Solução e Arquitetura para Avaliação de Condução Segura de Usuários de Veículos Automotores para Benefícios em Seguros Veiculares

No dia 19 de abril de 2024, Edilson de Oliveira Caldas, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Proposta de Solução e Arquitetura para Avaliação de Condução Segura de Usuários de Veículos Automotores para Benefícios em Seguros Veiculares”.

A dissertação aborda uma proposta de solução e arquitetura para avaliação de condução segura de usuários de veículos automotores, com foco em benefícios em seguros veiculares, destacando a importância de promover a segurança no trânsito e reduzir acidentes. A proposta utiliza tecnologia de aplicativos para coletar dados do veículo e do smartphone do condutor. Esses dados seriam processados para avaliar a segurança da condução, fornecendo feedback direto ao condutor e possibilitando a obtenção de bônus em seguros veiculares, melhores condições de venda de veículos e defesas em possíveis crimes de trânsito. A discussão se estende ao potencial impacto positivo dessa iniciativa, não apenas na redução de acidentes, mas também na melhoria dos serviços de seguros veiculares, na fidelização de clientes e na relevância de investir em tecnologias e soluções inovadoras para promover a segurança no trânsito e melhorar a experiência dos condutores.

A banca examinadora, composta pelos professores do PPEE Fábio Lúcio, Lopes de Mendonça, orientador e presidente, Edna Dias Canedo, membro interno e Gilmar dos Santos Marques, membro externo, elogiou a pesquisa de Edilson de Oliveira Caldas.

Edilson teve sua produção intelectual publicada, incluindo o artigo “Aplicativo para Avaliação de Condução Segura de Usuários de Veículos Automotores por meio de Inteligência Artificial para Benefícios em Seguros Veiculares”.

Sobre sua experiência no PPEE, Edilson declarou: “Entrei como aluno especial no departamento de Engenharia Mecânica e fui convidado pelo Professor Rafael Sousa a ingressar no PPEE para desenvolver um projeto que somasse a Engenharia de Redes à minha experiência em automotiva. Me tornei aluno regular em 2020 e, junto, veio a pandemia, que aumentou consideravelmente meu processo de desenvolvimento de trabalho. Mas com a orientação de sucesso do Prof. Fábio Mendonça, consegui chegar ao final desse processo de desenvolvimento e aprendizado. Na minha defesa de dissertação, foram realizadas diversas críticas construtivas ao meu trabalho, o que me motivou mais ainda a continuar o desenvolvimento do projeto. Também me deram inspiração para avançar para o doutorado, próximo passo da minha carreira.”

O trabalho completo de Átila Batista Bandeira está disponível em:

Produção discente .

Parabenizamos o esforço do discente e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.