No dia 19 de abril de 2024, Edilson de Oliveira Caldas, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Proposta de Solução e Arquitetura para Avaliação de Condução Segura de Usuários de Veículos Automotores para Benefícios em Seguros Veiculares”.
A dissertação aborda uma proposta de solução e arquitetura para avaliação de condução segura de usuários de veículos automotores, com foco em benefícios em seguros veiculares, destacando a importância de promover a segurança no trânsito e reduzir acidentes. A proposta utiliza tecnologia de aplicativos para coletar dados do veículo e do smartphone do condutor. Esses dados seriam processados para avaliar a segurança da condução, fornecendo feedback direto ao condutor e possibilitando a obtenção de bônus em seguros veiculares, melhores condições de venda de veículos e defesas em possíveis crimes de trânsito. A discussão se estende ao potencial impacto positivo dessa iniciativa, não apenas na redução de acidentes, mas também na melhoria dos serviços de seguros veiculares, na fidelização de clientes e na relevância de investir em tecnologias e soluções inovadoras para promover a segurança no trânsito e melhorar a experiência dos condutores.
A banca examinadora, composta pelos professores do PPEE Fábio Lúcio, Lopes de Mendonça, orientador e presidente, Edna Dias Canedo, membro interno e Gilmar dos Santos Marques, membro externo, elogiou a pesquisa de Edilson de Oliveira Caldas.
Edilson teve sua produção intelectual publicada, incluindo o artigo “Aplicativo para Avaliação de Condução Segura de Usuários de Veículos Automotores por meio de Inteligência Artificial para Benefícios em Seguros Veiculares”.
Sobre sua experiência no PPEE, Edilson declarou: “Entrei como aluno especial no departamento de Engenharia Mecânica e fui convidado pelo Professor Rafael Sousa a ingressar no PPEE para desenvolver um projeto que somasse a Engenharia de Redes à minha experiência em automotiva. Me tornei aluno regular em 2020 e, junto, veio a pandemia, que aumentou consideravelmente meu processo de desenvolvimento de trabalho. Mas com a orientação de sucesso do Prof. Fábio Mendonça, consegui chegar ao final desse processo de desenvolvimento e aprendizado. Na minha defesa de dissertação, foram realizadas diversas críticas construtivas ao meu trabalho, o que me motivou mais ainda a continuar o desenvolvimento do projeto. Também me deram inspiração para avançar para o doutorado, próximo passo da minha carreira.”
O trabalho completo de Edilson de Oliveira Caldas está disponível em:
Parabenizamos o esforço do discente e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.