No dia 12 de julho de 2024, Gabriel Arquelau Pimenta Rodrigues, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), defendeu sua dissertação intitulada “Análise Abrangente de Vazamentos de Dados: Riscos, Conformidade e Estratégias de Prevenção”.
A dissertação aborda uma proposta para a transformação digital das empresas, impulsionada pela Internet das Coisas, sistemas de informação e serviços em nuvem, gerou um aumento na quantidade de dados disponíveis. Essa revolução, porém, trouxe consigo o crescente desafio dos vazamentos de dados, que impactam milhões de indivíduos anualmente e resultam em perda de informações, que podem ser sensíveis e privadas. Esse tipo de incidente de segurança afeta clientes, partes interessadas, organizações e empresas, com potencial de comprometer a segurança física dos indivíduos e de causar perdas econômicas substanciais em diferentes setores da indústria. Este estudo visa fornecer uma maior compreensão sobre a ocorrência de vazamentos de dados em um contexto global, buscando fortalecer a segurança contra esse tipo de incidente. Para tal, dois conjuntos de dados são analisados: 2 (i) um com violações de dados em todo o mundo entre 2018 e 2019, e (ii) outro com violações de dados que afetaram empresas listadas na NYSE e na NASDAQ, nos EUA, entre 2005 e 2015. A análise estatística e dos aspectos de conformidade, correlacionando elementos -chave da legislação com os resultados, juntamente com a avaliação qualitativa de risco e a discussão dos controles de segurança, visa contribuir para uma compreensão abrangente das exposições de dados e capacitar as organizações a se protegerem de forma proativa. O estudo também contribui para a discussão sobre leis de proteção de dados, apoiando, por exemplo, o processo de decisão sobre a localização de armazenamento de dados na nuvem. Esta pesquisa mostra que o Brasil tem uma significativa incidência de vazamentos de dados no setor público e indica, com base numa análise qualitativa de risco, quais vetores de ataque devem ser prioritariamente mitigados, com indicações de controles de segurança.
A banca examinadora, composta pelos professores do PPEE André Luiz Marques Serrano, orientador e presidente, Vinícius Pereira Gonçalves, membro interno e Rodrigo Bonacin, membro externo.
Gabriel teve sua produção intelectual publicada, incluindo os artigos “Understanding Data Breach from a Global Perspective: Incident Visualization and Data Protection Law Review ” ; “Impact, Compliance, and Countermeasures in Relation to Data Breaches in Publicly Traded U.S. Companies”; e “Mapping of data breaches in companies listed on the NYSE and NASDAQ: Insights and implications“.
Sobre sua experiência no PPEE, Gabriel declarou: “Realizar pesquisa junto ao PPEE é uma experiência muito enriquecedora para o desenvolvimento acadêmico e profissional. É espetacular contribuir com publicações científicas, ter contato com grandes pesquisadores e ainda formar novas amizades com interesses acadêmicos em comum.”
O trabalho completo de Gabriel Arquelau Pimenta Rodrigues está disponível em:
Parabenizamos o esforço do discente e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica.