Gestão e UnB debatem Privacidade e Segurança da Informação na Enap

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Universidade de Brasília (UnB) ralizaram, nos dias 19 e 20 deste mês, o evento “Desafios em Privacidade e Segurança da Informação”, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O seminário foi parte da parceria entre os dois órgãos para capacitar servidores públicos que atuam no Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) sobre o tema.

Na abertura do evento, o diretor de Privacidade e Segurança da Informação da Secretaria de Governo Digital (SGD GOV.BR), Leonardo Rodrigo Ferreira, destacou o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), que foi lançado pelo governo em 2023. Entre as linhas de atuação do PPSI estão a governança (normas, políticas e gestão de riscos), metodologia (guias e modelos), maturidade (autoavaliação e planos de trabalho), tecnologia (detecção, análise e resposta a incidentes cibernéticos) e pessoas (captação, capacitação e retenção de talentos).

“No âmbito do programa, a gente já tem uma estrutura, que é o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR). Com ele, a gente ganhou musculatura para fazer o enfrentamento aos incidentes de segurança cibernética dos nossos 250 órgãos integrantes do SISP”, afirmou. “A gente presta apoio e suporte aos órgãos e entidades nas respostas a incidentes, nossa atuação depende da gravidade e da estrutura da instituição”, complementou.

Durante a sua apresentação, Ferreira também destacou a importância do Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR), uma outra iniciativa do PPSI. Lançado em abril de 2024, o CEPS GOV.BR tem o objetivo de promover a cultura de privacidade e segurança da informação nos órgãos e entidades do SISP.

Entre os serviços que serão oferecidos pelo CEPS GOV.BR estão a realização de campanhas de sensibilização e conscientização relacionados ao tema e a disponibilização de capacitações e especializações na área. A partir do trabalho no Centro, também será possível oferecer serviço de consultoria, com o objetivo de orientar e apoiar os órgãos e entidades do SISP a respeito das melhores práticas, para a efetiva implementação da gestão de privacidade e segurança da informação.

Entre os palestrantes do evento estiveram Sumaid Andrade, Coordenadora de Pessoas e responsável pelo Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR) da Secretaria de Governo Digital (SGD) do MGI; Anderson Araújo, Coordenador de Metodologia da Diretoria de Privacidade e Segurança da Informação da SGD/MGI; o Professor Dr. Fábio Mendonça, da UnB; Edvan Gomes da Silva, mestrando do PPEE com carreira em Cibersegurança; Jady Pâmella, mestranda em Cybersegurança com ênfase em Inteligência Artificial pelo PPEE/UnB; Lorena Borges, mestre em Engenharia Elétrica com foco em Segurança Cibernética pelo PPEE/UnB; Marcus Vasconcelos, Coordenador-Geral de Inteligência Cibernética da SGD/MGI; o Professor João Souza Neto, doutor em Engenharia Elétrica pela UnB e mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda; e Thiago Stuckert, mestre em Segurança Cibernética pelo PPEE/UnB.

O seminário foi uma ação do CEPS GOV.BR com o Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da UnB, cujo objetivo visou aumentar a maturidade e a resiliência dos mais de 250 órgãos federais, conforme ressaltado por Leonardo Ferreira.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (adaptado).