O professor do quadro permante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Uiversidade de Brasília (UnB), Dr. Rafael Rabelo, comentou no Evento Cyber.Gov 2024 sobre a integração dos órgãos governamentais em torno de uma política unificada de cibersegurança tem avançado, com o programa Guardião Cibernético como exemplo. No entanto, ele destaca que ainda existem lacunas, sobretudo nos municípios. Rabelo também aponta que, apesar do desejo da sociedade pelos benefícios da transformação digital, há pouca compreensão dos riscos associados ao negócio e destaca que profissionais de cibersegurança falham em comunicar os riscos de forma clara para a sociedade e empresas. Ele observa que, sem planejamento, cibersegurança e tecnologia tornam-se “caixas pretas” que demandam cada vez mais recursos.
O professor enfatiza a importância da capacitação em cibersegurança. Na UnB, há dois cursos ativos: um nacional, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, e outro presencial em Brasília, formando de 20 a 25 mestres anualmente.
Mais opções estão disponíveis no site ppee.unb.br, incluindo cursos gratuitos e online, como o curso de conscientização em cibersegurança oferecido pelo STF no portal ead.stf.jus.br.
Assista a entrevista com o professor e doutor da UNB, Rafael Rabelo.
Fonte: Cyber.GOV 2024 – ConvergenciaDigital (adaptado)