Dissertação de Tayná Gabriela Araújo Albuquerque explora o papel do ensino remoto na formação e expectativas no contexto pós-pandemia

No dia 20 de dezembro de 2024, Tayná Gabriela Araújo Albuquerque, estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília (UnB), realizou a defesa de sua dissertação intitulada “A Influência do Ensino Remoto na Formação e Expectativas de Alunos e Professores no Pós-Pandemia: Um Estudo de Caso no PPEE/UnB”.

Sob orientação do professor Daniel Alves da Silva e coorientação do professor Rafael Timoteo da Silva Junior, Tayná investigou a adaptação ao ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 e seus impactos na formação acadêmica, explorando as transformações digitais e pedagógicas ocorridas no ensino superior.

A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com métodos mistos de coleta e análise de dados. Um questionário estruturado, enviado a uma amostra representativa de alunos do PPEE, buscou explorar suas percepções sobre o ensino remoto, presencial e híbrido, considerando categorias como desafios, benefícios e perspectivas futuras. Os resultados evidenciaram vantagens e dificuldades de cada modalidade, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais eficazes no contexto pós-pandemia.

Durante sua trajetória no PPEE, Tayná publicou o artigo “The Use of Mobile Learning in the Professional Master’s Degree in Cybersecurity”, que aborda o papel das tecnologias móveis na educação em segurança cibernética. A dissertação também se alinha à linha de pesquisa do programa que trata de aspectos humanos, organizacionais, legais e regulatórios em segurança cibernética, destacando a relevância do tema para a sociedade contemporânea.

Tayná reflete sobre sua experiência no PPEE como uma oportunidade de contribuir para a compreensão e o aprimoramento das práticas educacionais:
“Minha trajetória no PPEE foi marcada pela investigação de como as tecnologias digitais foram integradas ao ensino durante a pandemia, com foco nas percepções de alunos e professores. Os desafios e benefícios identificados ajudaram a traçar perspectivas para estratégias educacionais mais adaptadas às necessidades do cenário pós-pandemia, especialmente em contextos híbridos de ensino.”

A defesa de Tayná reafirma a relevância do PPEE em promover estudos que dialoguem com demandas contemporâneas e contribuam para o avanço do ensino superior no Brasil. Parabenizamos a discente pelo trabalho realizado e desejamos sucesso em seus futuros desafios acadêmicos e profissionais.

O trabalho completo está disponível em Produção discente no site do PPEE.