Inteligência Artificial na Administração Pública é tema de dissertação defendida no PPEE/UnB

No dia 26 de maio de 2025, a discente Renata de Castro Vianna defendeu sua dissertação intitulada “Inteligência Artificial na Administração Pública Brasileira: Aplicações, Desafios e uma Análise Comparativa Multivariada com Modelos de Governança Digital na Comunidade Europeia”, sob orientação da Profa. Edna Dias Canedo e coorientação do Prof. André Luiz Marques Serrano, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília.

A pesquisa, vinculada à linha de Segurança Cibernética, analisa o uso de Inteligência Artificial (IA) no setor público brasileiro, comparando 52 aplicações nacionais com iniciativas adotadas por países da União Europeia. Com o uso de técnicas como clusterização hierárquica e o método do cotovelo, o trabalho identificou padrões de adoção de IA, avaliou seu impacto em funções-chave da governança pública e propôs estratégias para fortalecer a transparência e a eficiência institucional.

Os resultados apontam que a IA tem sido amplamente aplicada para agilizar processos administrativos, reforçar mecanismos de controle e aprimorar a detecção de fraudes. Entretanto, o estudo também evidenciou desafios, como a distribuição desigual das iniciativas entre instituições e a falta de padronização na documentação dos projetos.

Durante sua trajetória no PPEE, Renata concentrou seus estudos na aplicação da IA para aprimorar a gestão pública e a formulação de políticas baseadas em dados. A banca avaliadora, composta por Fábio Lúcio Lopes de Mendonça (PPEE/UnB), Ana Paula Bernardi (UCB) e suplência de Georges Daniel Amvame Nze (PPEE/UnB), contribuiu significativamente para o aprofundamento das discussões sobre governança digital no setor público.

A dissertação oferece contribuições relevantes para o debate sobre inovação, ética e regulamentação do uso de IA na administração pública, com potencial de impacto positivo para a sociedade.

A versão digital da dissertação está disponível para consulta na página Produção discente Stricto Sensu com acesso público autorizado pela autora.