No dia 15 de agosto de 2025, a aluna Adriana Marcílio, do curso de Especialização em Privacidade e Segurança da Informação, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE/UnB).
O trabalho intitulado “Dificuldades na implementação de segurança da informação no serviço público brasileiro: a responsabilidade da alta administração” analisou os desafios para a implementação da segurança da informação no setor público brasileiro, com ênfase na responsabilização da alta administração. A pesquisa utilizou a Teoria do Enfoque Metaanalítico Consolidado (TEMAC) como método de revisão sistemática da literatura e evidenciou omissões normativas, fragilidade das estruturas de governança, baixa participação da alta gestão nos processos decisórios e obstáculos legais à responsabilização administrativa.
Os resultados indicam que a ausência de governança e de accountability influencia diretamente na limitação da implementação das políticas públicas de segurança da informação. O estudo contribui para o mapeamento de entraves regulatórios e institucionais, além de sugerir caminhos para o aprimoramento das políticas públicas e da responsabilização no alto escalão.
O PPEE parabeniza a aluna pela defesa e pela relevante contribuição acadêmica e prática para a área de segurança da informação.