Pedro Henrique Portugal de Sousa defende TCC no PPEE sobre auditoria interna e controles cibernéticos

O aluno Pedro Henrique Portugal de Sousa, da especialização em Privacidade e Segurança da Informação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE/UnB), defendeu em 26 de agosto de 2025 o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: Papéis para a auditoria interna governamental na avaliação de controles cibernéticos: Validação de conteúdo da atuação da auditoria interna à luz do Modelo das Três Linhas.

A pesquisa teve como propósito validar o conteúdo de afirmações sobre os papéis da auditoria interna na apreciação de riscos e controles cibernéticos no setor público, à luz do Modelo das Três Linhas, considerando a crescente complexidade dos riscos cibernéticos e a necessidade de integração entre auditoria e demais funções organizacionais.

O estudo utilizou a técnica de validade de conteúdo para avaliar 15 afirmações derivadas da literatura, analisadas por oito juízes especialistas. Os resultados mostraram diferenças de percepção entre avaliadores com perfil de auditoria e aqueles com outras experiências, além de destacarem que afirmações ligadas à conformidade receberam maior índice de concordância do que aquelas relacionadas especificamente à avaliação de controles de cibersegurança.

Com isso, o trabalho obteve validação preliminar de 3 afirmações e revisão de 12, oferecendo subsídios importantes para fortalecer diagnósticos e ações futuras da auditoria interna governamental no enfrentamento aos riscos cibernéticos.

O PPEE parabeniza o discente pela conquista e pela relevante contribuição acadêmica e prática para a área de privacidade, segurança da informação e governança pública