No dia 07 de julho de 2025, o aluno Clendson Domingos Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE/UnB), defendeu sua dissertação intitulada “Confiança na IA: Perspectivas de Executivos C-Level em Organizações Brasileiras”. A sessão ocorreu de forma online, pela plataforma Microsoft Teams.
O trabalho parte do cenário atual de expansão da Inteligência Artificial (IA) e de sua crescente integração aos processos de negócios. Nesse contexto, a confiança da alta gestão tornou-se um fator decisivo para a adoção da tecnologia. A pesquisa buscou compreender os principais desafios que impedem executivos C-Level de confiarem plenamente na IA em suas organizações, bem como propor caminhos para sua adoção de forma ética e eficaz.
Por meio de várias rodadas de pesquisa que contemplaram mais de 300 líderes empresariais de diferentes setores, Clendson identificou que os maiores obstáculos ainda estão relacionados apenas à falta de compreensão sobre as capacidades da IA e suas implicações éticas. Como resultado, o estudo identifica limitações e desafios para o cenário brasileiro e propõe um guia de referência voltado a apoiar a alta gestão na integração da IA às estratégias de negócio, destacando a importância de investimentos em educação e conscientização para que líderes possam tomar decisões informadas e impulsionar a inovação organizacional.
“Durante minha trajetória no PPEE, foquei em temas essenciais da segurança digital, como segurança cibernética, inteligência cibernética, desenvolvimento seguro de software e fatores humanos. O mestrado proporcionou uma formação técnica integrada, unindo engenharia elétrica e pesquisa aplicada para proteger sistemas e dados em ambientes organizacionais. A banca reconheceu a relevância científica e o impacto social do estudo, que contribui para o fortalecimento das práticas seguras, a proteção de infraestruturas críticas e a promoção de inovação com ética e responsabilidade.”