Discente do PPEE Michel Gomes Nogueira defende TCC sobre O papel da conscientização no enfrentamento ao Cyberbullying.

O discente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), Michel Gomes Nogueira, defendeu no dia 19 de novembro de 2025, via Microsoft Teams, o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O Papel da Conscientização no Enfrentamento ao Cyberbullying, Deepfake e Desinformação”.

O estudo aborda os desafios éticos e sociais do cyberbullying na forma de deepfakes, práticas que ameaçam a privacidade e a integridade digital. A pesquisa foi conduzida por meio de implementação de um programa de conscientização em uma escola pública, envolvendo palestras, dinâmicas e materiais educativos. Os resultados indicaram alta satisfação dos participantes e aumento significativo do conhecimento sobre riscos e estratégias de prevenção, com destaque para a compreensão dos impactos psicológicos e jurídicos. A principal contribuição do trabalho é demonstrar a eficácia de ações educativas para promover letramento digital e responsabilidade no uso das tecnologias. Como limitações, destacam-se a amostra restrita a uma única instituição e a ausência de acompanhamento longitudinal para avaliar mudanças comportamentais duradouras.

A metodologia adotada consiste em revisão bibliográfica de estudos recentes, análise de casos reais e avaliação de campanhas de conscientização que evidenciam os efeitos sociais, psicológicos e jurídicos dessas práticas. Como contribuição, o trabalho apresenta estratégias educativas para reduzir vulnerabilidades, fortalecer a alfabetização midiática e incentivar uma cultura de responsabilidade no ambiente digital.

Ao refletir sobre sua trajetória no PPEE, Michel destaca:
“Foi desafiante participar do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) da UnB. Exigiu resiliência e dedicação para participar das aulas, fazer os trabalhos, as provas e o artigo final. Mesmo assim, entendo que todo o esforço empregado nesta pós-graduação foi útil para atualizar os conhecimentos acadêmicos e adquirir novas aprendizagens. Foi importante a troca de conhecimento com os professores, orientador, convidados e os colegas de turma; contribuiu para aprender com as experiências profissionais e o repasse de conhecimento técnico. A elaboração do artigo científico foi uma etapa que acredito ter rendido bons frutos e, de certa forma, contribuído para conscientizar pessoas no enfrentamento ao cyberbullying e ao deepfake.”

O PPEE parabeniza o discente pela defesa e pela relevância de sua pesquisa para o fortalecimento da educação digital e da segurança informacional.