PPEE tem o melhor artigo e duas menções honrosas no CIACA

Nos últimos dias 09 e 10 de novembro, nove alunos e onze professores do PPEE participaram da 9ª Conferência Ibero-Americana Computação Aplicada 2022. Dentre eles, três discentes (João Alberto Pincovscy, Lorena de Souza Bezerra Borges e Paulo M. M. R. Alves) e oito docentes (João José Costa Gondim, Robson de Oliveira Albuquerque, Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, Georges Daniel Amvame-Nze, Edna Dias Canedo, Rafael Timóteo de Sousa Jr., Geraldo P. R. Filho e Vinícius P. Gonçalves) foram premiados na sessão de encerramento. Sendo:

– Melhor artigo:

METODOLOGIA PARA INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS CIBERNÉTICAS COM INTEGRAÇÃO DE SENSORES. João Alberto Pincovscy e João José Costa Gondim;

– Menções honrosas:

IDENTIFICAÇÃO DE TÚNEIS DNS EM NUVEM COMPUTACIONAL USANDO DETECÇÃO DE ANOMALIAS. Lorena de Souza Bezerra Borges, Robson de Oliveira Albuquerque, Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, Georges Daniel Amvame-Nze, Edna Dias Canedo e Rafael Timóteo de Sousa Jr.;

MODELO DE CLASSIFICAÇÃO DE TTP BASEADO EM TRANSFORMADAS BERT. Paulo M. M. R. Alves, Geraldo P. R. Filho e Vinícius P. Gonçalves.

Segundo o site oficial da Conferencia Ibero Americana, o maior objetivo da Conferência Ibero-Americana Computação Aplicada 2022 é apresentar os principais temas de interesse dentro da área de computação aplicada e tópicos relacionados a este contexto, assim como abordar aspectos essencialmente técnicos que podem ser divididos em diversos tópicos de interesse.

A segurança da informação tem sido um tema de muita relevância, principalmente devido a quantidade e magnitude do impacto de ataques cibernéticos nas organizações.

Estabelecer um diálogo científico, acadêmico e profissional, entre as áreas afins é essencial para que as organizações atinjam resultados de excelência.

Segue abaixo o relato dos alunos que participaram dessa fabulosa experiência.

“A pesquisa buscou, tendo em vista a evolução e diversificação dos ataques cibernéticos, a identificação e a mitigação dos ataques com agilidade e precisão pelas equipes de resposta a incidentes é fundamental para a continuidade dos negócios da organização. O trabalho propõe uma metodologia que auxilia esta identificação, com implementação simplificada, mínima intervenção no desenho da rede e com baixo custo.” João Alberto Pincovsky.

“Meu trabalho resultou em um modelo de identificação de túneis DNS em ambiente de nuvem computacional, através de algoritmos não-supervisionados para detecção de anomalias. A arquitetura abordou a integração de serviços e infraestruturas híbridas, construção de um dataset a partir de testes com ferramentas de tunelamento DNS e detecção eficaz e operacional de eventos maliciosos na rede. Acredito que a metodologia proposta possa contribuir como ferramenta para sistemas de controle de segurança das organizações.” Lorena de Souza Bezerra Borges.

“O artigo propõe abordagem empregando métodos do estado da arte em Processamento de Linguagem Natural para a extração de informações úteis em textos do domínio da segurança cibernética. A automação é essencial para mitigar a sobrecarga dos analistas de segurança e tornar mais efetiva a proteção das redes. Satisfação de participar de uma conferência internacional e observar o alto nível dos trabalhos apresentados. Contribuir com a pesquisa nas áreas de Segurança Cibernética e Inteligência Artificial e representar o Brasil e a Universidade de Brasília são motivos de orgulho.” Paulo Magno de Melo Rodrigues.

ARQUITETURA PARA MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO REMOTO DE REDES COMO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO “O artigo apresentado trata da implementação e testes de uma arquitetura de redes de dados que permita o monitoramento e gerenciamento remoto de redes como serviço prestado. Possibilitando que este serviço seja oferecido às empresas que não possuem equipes de TI locais.A importância da participação na conferência vem da visibilidade do que está sendo estudado nas academias e da troca de experiências.” Diego Martins de Oliveira.

PLATAFORMA IOT PARA PREDIÇÃO DE FALHAS EM CONGELADORES ATRAVÉS DE MODELO AUTOREGRESSIVO INTEGRADO DE MÉDIA MÓVEL “O artigo foi elaborado desde o início da COVID-19 sobre o monitoramento de freezers para armazenamento de vacinas, não na forma reativa e sim preditiva. Com esse artigo, tivemos a possibilidade de participar da 9ª Conferência Ibero Americana no programa CIACA & CIAWI 2022, o que foi de fundamental importância, pois pudemos levar nossa pesquisa ao conhecimento de várias pessoas.” Verônica Souza dos Santos.

PLATAFORMA IOT PARA PREDIÇÃO DE FALHAS EM CONGELADORES ATRAVÉS DE MODELO AUTOREGRESSIVO INTEGRADO DE MÉDIA MÓVEL “Meu artigo trata de um tema bastante sensível principalmente para área da saúde. Hoje perdemos aproximadamente metade das vacinas produzidas por problemas de acondicionamento, a pesquisa propõe um modelo de predição de falhas nos freezers de armazenamento de imunizantes a partir de modelos estatísticos. Participar do CIAWI 2022 foi muito importante para dar visibilidade a minha pesquisa e validar as contribuições propostas.” Bruno Soares Rabelo.

ESTUDO SOBRE A ADEQUAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ÀS NOVAS DIRETRIZES DA SEGURANÇA DE DADOS DA LGPD; PROPOSTA DE GUIA PARA ADEQUAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS CONFIÁVEIS À LGPD “Meu artigo é um estudo sobre o nível de conhecimento dos profissionais de tecnologia da informação no que tange a LGPD, o intuito é verificar se os profissionais estão aptos à essa adequação necessária e obrigatória. Esse estudo serve de parâmetro para que instituições tomem decisões sobre capacitações e novas contratações, apresentar esse trabalho em uma renomada conferência é importante para expor essa fragilidade e alertar sobre a necessidade de aperfeiçoamento contínuo dos profissionais, além de ser gratificante pessoalmente por poder fazer isso em uma renomada conferência por seu reconhecimento internacional.” Márcio Aurélio de Souza Fernandes.

Além destes, os alunos Samuel Carlos Menêses Soares (ARQUITETURA DE DETECÇÃO DE INTRUSÃO POR ANOMALIAS COM FEDERATED LEARNING EM REDES IOT) e Luiz Guilherme Schiefler de Arruda (O MÉTODO MULTICRITÉRIO NO APOIO À PRIORIZAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ZERO TRUST), também fizeram parte do evento e apresentaram seus trabalhos.

Para ver todos os trabalhos, clique aqui.