Defesa de dissertação – Proposta de um Motor de Busca Metasemântica como ferramenta de Investigação de Dados Obtidos Através da Internet

O discente  Lucas Coelho Almeida, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), na sexta-feira (16/12), defendeu a sua dissertação com o título acima, dentro da linha de pesquisa Segurança e Inteligência Cibernética. A apresentação ocorreu de forma on-line e contou com a participação da seguinte comissão examinadora:

-Fábio Lúcio Lopes de Mendonça – Presidente e orientador; Instituição de Origem: UnB/FT/ENE/PPEE;

-Anderson Clayton Alves Nascimento – Membro 1; Instituição de Origem: UW;

-Daniel Alves da Silva – Membro 2; Instituição de Origem: UnB/FT/ENE/PPEE; e

-Georges Daniel Amvame Nze – Suplente; Instituição de Origem: UnB/FT/ENE/PPEE.

No decorrer do processo, o aluno participou de diversas Conferências, dentre elas estão,

• 2021 International Conference on Information Technology and Systems, (ICITS’21), na Península de Santa Elena, Equador;
  • Conferência Ibero-Americana Computação Aplicada (melhor artigo);
  • 19th International Conference On Smart Busines Technologies (ICSBT 2022), realizada em Lisboa-Portugal;
  • Conferência Internacional de Tecnologia da Informação e Sistemas de 2021 (ICITS’21);
  • 17ª Conferência Ibero Americana Computação Aplicada 2020.

Foram diversos artigos apresentados, citam-se:

• Design and Evaluation of a Data Collector and Analyzer to Monitor Epidemic Outbreaks;
  • Proposta Meta-Semântica do Método do Mecanismo de Pesquisa para Auditoria Decisória Transparente, de autoria conjunta com Francisco C. Filho, Fábio L. L. de Mendonça e Rafael D. Sousa Jr.;
  • Design of a Fog Controller to Provide an IoT Middleware with Hierarchical Interaction Capability;
  • Projeto e Implementação de um Sistema de Visualização de Dados de Epidemias Obtidos Colaborativamente;

Entre outras, teve a publicação, no IADIS International Journal on WWW/Internet, do artigo “Design and Implementation of a Collaborative Platform Model for Epidemic and Collective Health Services”, juntamente com os autores Daniel S. do Prado, Lucas M. C. e Martins, Francisco L. de Caldas Filho, Fábio L. L. de Mendonça and Rafael T. de Sousa Jr.

“Minha dissertação de mestrado discorre sobre a proposta, projeto, desenvolvimento e teste de uma ferramenta de investigação de dados oriundos de páginas de Internet. As aplicações são diversas e para amplas áreas, mas o foco dado foi na investigação de crimes digitais baseados em conteúdo (por exemplo postagens, fóruns, sites de apologia a violência, entre outros)”, disse o aluno.

Lucas ainda explica a importância da contribuição do seu trabalho para o âmbito acadêmico.

“Sua relevância está relacionada com: a facilidade de uso da ferramenta e aumento da velocidade no garimpo de dados, criação de teses com análise metasemântica com bom grau de explicabilidade dos resultados e mais transparência, permitindo uma espécie de jurisprudência na atividade investigativa. Em um resumo mais simples, a ferramenta é adaptável a diversos cenários de indústria, e com o uso de um conjunto complexo de técnicas de data mining, extração de dados e aprendizado de máquina, consegue preparar relatórios de investigação e auxiliar no processo de compreensão de dados muito heterogêneos.”