Defesa de Dissertação – SOLUÇÃO PARA DETECÇÃO DE TUNELAMENTO DNS EM AMBIENTE DE NUVEM COMPUTACIONAL

A discente   Lorena de Souza Bezerra Borges, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), na terça-feira (13/12), defendeu a sua dissertação com o título acima, dentro da linha de pesquisa Segurança e Inteligência Cibernética. A apresentação ocorreu de forma on-line e contou com a participação da seguinte comissão examinadora:

– Robson de Oliveira Albuquerque – Presidente; Instituição de Origem: UnB/FT/ENE/PPEE; 

– Sandra Eliza Fontes de Avila – Membro 1; Instituição de Origem: UNICAMP;

– Rafael Rabelo Nunes – Membro 2; Instituição de Origem: UnB/FT/ENE/PPEE; e

– João José Costa Gondim – Suplente; Instituição de Origem: UnB/FT/ENE/PPEE.

Banca de defesa de dissertação – Lorena de Sousa Bezerra Borges
Banca de defesa de dissertação – Lorena de Sousa Bezerra Borges

No decorrer do processo, a aluna teve, juntamente com os docentes Robson de Oliveira Albuquerque, Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, Georges Daniel Amvame-Nze, Edna Dias Canedo e Rafael Timóteo de Sousa Jr. um artigo publicado, intitulado: IDENTIFICAÇÃO DE TÚNEIS DNS EM NUVEM COMPUTACIONAL USANDO DETECÇÃO DE ANOMALIAS.

Segundo o relato da aluna, o trabalho “apresentou uma solução para detecção de tunelamento DNS em ambiente de nuvem computacional, integrando soluções de forma prática e operacional. Diante dos inúmeros ataques cibernéticos que utilizam tunelamento DNS para roubo de dados, é de grande impacto uma metodologia que possa coletar registros de fontes híbridas nas redes e ainda obter inferências a partir de algoritmos de machine learning para identificação de comportamentos anômalos. É importante destacar que a solução criada pode ser aplicada aos sistemas de monitoramento de incidentes das organizações.”