Defesa de dissertação – Proposta de criação de banco de imagens de desaparecidos e progressão de idade facial automática usando Aprendizado de Máquina

A discente ALINE DOS SANTOS PEREIRA, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), no último dia 30, defendeu a sua dissertação dentro da linha de pesquisa Ciência e engenharia de dados, e concepção e desenvolvimento de materiais estratégicos e críticos para segurança cibernética. A apresentação ocorreu de forma on-line e contou com a participação da seguinte comissão examinadora.

– Daniel Chaves Café – Presidente; Instituição de Origem: UnB/FT/ENE/PPEE;

– Mauricio da Silva Sercheli – Membro externo; Instituição de Origem: PCDF;

– Demétrio Antônio da Silva Filho – Suplente; Instituição de Origem: UnB/FT/ENE/PPEE.

Aline dos Santos Pereira/Daniel Chaves Café/Maurício da Silva Sercheli
Aline dos Santos Pereira/Demétrio Antônio da Silva/Daniel Chaves Café

No decorrer do processo, a discente, juntamente com o seu orientador Daniel Chaves Café, publicou o artigo intitulado TOWARDS A MISSING PERSONS DATABASE FOR FACE AGE PROGRESSION USING MACHINE LEARNING na 10th International Conference on Advanced Technologies (ICAT’22).

“Após um ano de formada na graduação em Engenharia de Redes de Comunicações, decidi cursar o Mestrado Profissional no PPEE. Minha jornada foi totalmente diferente do que eu esperava quando fiz minha inscrição no mestrado. Diferente por conta de muitos fatores pessoais e também à pandemia. Mas entendo que esses fatores foram decisivos e fizeram parte da escolha de cada matéria, a escolha de tema do meu trabalho, elaboração e, por fim, a entrega do meu projeto final. Sou muito grata por toda a experiência e por todo o apoio dos professores, técnicos e colaboradores do PPEE.”, declara a discente sobre sua caminhada no PPEE.

A aluna ainda complementa que o seu trabalho demonstra o quão benéfico seria a criação de um banco de dados unificado, assim como uma interoperabilidade de técnicas utilizando Redes Generativas Adversárias para auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas.