ALÔ, CASA! TESTANDO!

Os professores Vinicius Pereira Gonçalves e Geraldo Pereira Rocha Filho foram entrevistados pela Revista “Darcy” de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade de Brasília referente a interação entre aparelhos eletrônicos em uma casa inteligente, como também, a contribuição desta tecnologia para o cuidado de idosos.

O software desenvolvido pelos docentes em coautoria com Artur Brandão de Souza, chamado HOsT, tem como intuíto “lidar com a variedade de dados produzidos pelos objetos inteligentes e ampliar a capacidade que os itens têm para atuar em conjunto no contexto de uma smart home.”

Os docentes Geraldo e Vinicius são conhecidos por desenvolverem investigações científicas sobre Internet das Coisas, objetos inteligentes, heterogeneidade de dados, interoperabilidade e, mais recentemente, computação em névoa. Estudantes dos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), em Ciência da Informação (PPGCINF), em Computação Aplicada (MPCA) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) também integraram a iniciativa em momentos específicos.

A edição Nº 29 • 1º.2023, lançada hoje, 24/04/2023, conta com a reportagem dos professores do PPEE a partir da página 40 até a 43, veja matéria completa em: https://revistadarcy.unb.br/images/PDF/darcy29.pdf.