41º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos chega ao fim em Brasília com destaque para professores e discentes do PPEE

Após dez anos, Brasília novamente foi palco do 41º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2023), que chega ao seu último dia hoje, marcando o encerramento de uma semana repleta de avanços e discussões no campo da tecnologia. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, contou com a participação de renomados profissionais e estudantes da área, com destaque para os membros do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília (UnB).

A solenidade contou com a presença dos professores Rafael Timóteo de Sousa Júnior e William Ferreira Giozza, os quais foram coordenadores do evento em 2013, e Geraldo Rocha Filho, que foi premiado e recebeu uma menção honrosa para artigo e a 3ª melhor dissertação de mestrado, e ainda foi coordenador geral, reforçando o reconhecimento e o prestígio do PPEE no cenário acadêmico nacional. Além disso, o professor Vinícius Pereira Gonçalves, também do PPEE, integrou o comitê local do evento, contribuindo para o seu sucesso.

O professor Rafael Timóteo de Sousa Júnior teve participação na coordenação das palestras e tutoriais, enriquecendo o evento com seu conhecimento e experiência. Essa representação ativa do PPEE da UnB na organização do SBRC reforça a importância da instituição no desenvolvimento da pesquisa e inovação em redes de computadores e sistemas distribuídos.

O evento ainda contou com a participação dos professores Edna Dias Canedo e João José Costa Gondim, ambos do PPEE.

Além dos professores, alguns discentes do PPEE também tiveram a oportunidade de participar ativamente do evento, apresentando artigos científicos e compartilhando seus estudos e descobertas. Jonathas Alves de Oliveira apresentou o artigo intitulado “F-NIDS – Sistema de Detecção de Intrusão Descentralizado com Base em Aprendizado Federado”, trazendo contribuições significativas para a segurança cibernética.

Outro destaque foi Alexandre Cabral Godinho, que apresentou o artigo “Um Framework para Análise de Fontes Abertas durante a Pandemia do Covid-19”.

Por fim, Danilo Anderson de Moura Chagas encerrou as apresentações com o artigo “Machine Learning para Detecção de Ataques de Negação de Serviço Distribuídos a partir de Consultas Executadas em SGBD”.

O SBRC 2023 trouxe uma oportunidade única para os estudantes do PPEE e seus professores se destacarem em um evento de grande relevância no campo da computação no Brasil. A participação ativa desses membros da UnB reforça o compromisso da universidade em impulsionar a pesquisa e o avanço tecnológico no país.

Abaixo algumas fotos do evento: