Defesa de Dissertação – Avaliação Estratégica de Concorrentes ao Agronegócio Brasileiro do Setor de Bovinos em Segurança Cibernética

A discente Virgínia de Melo Dantas Trinks, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE), realizou, no último dia 02, a defesa da sua dissertação intitulada “STRATEGIC ASSESSMENT OF CYBER SECURITY CONTENDERS TO THE BRAZILIAN AGRIBUSINESS IN THE BEEF SECTOR”, dentro da linha de pesquisa Segurança e Inteligência Cibernética.

A apresentação ocorreu de forma online e contou com a participação da seguinte comissão examinadora: Professor Dr. Robson de Oliveira Albuquerque – Presidente/Orientador; professora Dra. Ana Lucila Sandoval Orozco/UCMADRID – Examinadora Externa; e professor Dr. Carlos André de Melo Alves – Membro Interno.

Ao longo do processo, Virgínia publicou, juntamente com seu orientador Robson de Oliveira e o professor Rafael Rabelo, o artigo “Strategic Assessment of Cyber Security Contenders to the Brazilian Agribusiness in the Beef Sector” na plataforma de periódicos científicos Multidisciplinary Digital Publishing Institute – MDPI, em agosto de 2022.

Em relação à motivação para ingressar no programa de mestrado, Virginia destaca: “Estávamos no meio da pandemia no final de 2020 quando a possibilidade de entrar no programa de mestrado profissional em Segurança Cibernética e Inteligência do PPEE foi oferecida aos servidores de meu órgão. O desafio se encaixou perfeitamente em uma inquietação pessoal da época para desvendar questões de segurança cibernética que entendo ser basilares a todos no contexto de rápido desenvolvimento tecnológico e de dependência de sistemas da atualidade.”

A discente possui vasta experiência em análise de inteligência em relações internacionais e análise de riscos, além de formação em Direito e Relações Internacionais. Ela enfatiza que o curso de mestrado foi uma experiência única que aprimorou sua capacidade analítica e ampliou seus conhecimentos técnicos no setor. Isso resultou na elaboração de um trabalho multidisciplinar singular, cujo tema pode contribuir para melhorar os princípios da segurança cibernética e auxiliar na elaboração de inteligência relevante para os tomadores de decisões, tanto no setor público quanto no privado.

Virgínia expressa sua gratidão ao órgão onde trabalha pela oportunidade e a todos os professores e equipe do PPEE pelo apoio recebido, em especial ao Professor Robson, que acompanhou todo o processo, desde a concepção do trabalho até a sua apresentação final.

A dissertação de Virgínia representa um importante avanço no campo da segurança cibernética no agronegócio brasileiro, fornecendo análises estratégicas e recomendações fundamentadas para enfrentar os desafios emergentes nesse setor. A pesquisa destaca a importância de abordar questões de segurança digital para proteger os sistemas e informações críticas no contexto do rápido avanço tecnológico.