Framework para detecção de ataquesDoS em dispositivos IoT, utilizando abordagens de aprendizado de máquinas

O discente Felipe Barreto de Oliveira, na última sexta-feira (16/06)  defendeu a sua dissertação cujo tema foi “Framework para detecção de ataquesDoS em dispositivos IoT, utilizando abordagens de aprendizado de máquinas”.

A apresentação ocorreu de forma on-line e contou com a participação da seguinte comissão examinadora:

Professor Dr. Georges Daniel Amvame Nze (Presidente);

Professor Dr. Laerte Peotta de Melo/BB (Examinador Externo);

Professor Dr. Fábio Lúcio Lopes de Mendonça (Examinador Interno).

No decorrer do processo, Felipe obteve o Registro de Patente de Software, conjuntamente com o seu orientador Georges Daniel Amvame Nze e com o discente, também do PPEE, Luiz Augusto dos Santos Pires).

“Antes mesmo de finalizar a graduação em Engenharia de Redes, decidi que iria cursar o mestrado Profissional na área de segurança. Dessa forma, participei de toda a seleção antes mesmo de finalizar o curso de graduação. Após a aprovação, a dinâmica do mestrado se tornou um grande motivador para mim. Adorei todas as matérias cursadas, nas quais fortaleceram a estrutura e a direção da dissertação. Além disso, o mestrado me proporcionou participar de projetos de P&D, algo que faz parte da minha vida até hoje. Sou muito grato por todos os professores, técnicos e colaboradores que fazem desse programa algo diferenciado”. Relata Felipe Barreto que complementa que sua dissertação será de grande utilidade diantes das grandes intempestades ocorridas atualmente. “O número de ataques DoS vêm crescendo exponencialmente em diversas instituições, no qual redes IoT não possuíam sistemas exclusivos para tal situação”, conclui, apontando que essa foi a proposta central de seu trabalho.

A dissertação de Felipe Barreto visa, portanto, contribuir para o avanço da segurança nas redes IoT, oferecendo uma abordagem específica para lidar com uma ameaça em constante crescimento. Espera-se que suas pesquisas e propostas possam ser aplicadas de forma prática e eficaz, trazendo benefícios tanto para instituições que dependem de redes IoT quanto para a segurança da infraestrutura conectada.