A discente Renata Colares Policarpo, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), concluiu com sucesso sua defesa de dissertação no último dia 27 de junho. A banca de avaliação contou com a participação dos professores Dr. Alexandre Solon Nery, Dr. João José Costa Gondim e Dr. Evander Pereira de Rezende.

Intitulado “Implementação em FPGA de um mecanismo de encapsulamento de chave pós-quântico utilizando HLS”, o trabalho de Renata abordou a área da criptografia pós-quântica e seu desenvolvimento em sistemas de comunicação. A discente explicou que foi um desafio retornar aos estudos após tantos anos afastada do ambiente universitário, especialmente em uma área distinta de sua formação inicial em estatística. Conciliar estudos, trabalho e vida social exigiu esforço, porém, a discente ressaltou que a experiência valeu a pena. Renata enfatizou a importância da pesquisa em criptografia pós-quântica em uma sociedade altamente tecnológica, onde a segurança de dados sensíveis é essencial. Seu trabalho abre caminho para soluções eficientes e seguras, mesmo diante do avanço da computação quântica. Os conhecimentos adquiridos durante o programa de pós-graduação contribuirão para melhorar seu desempenho nas atividades profissionais. Além da dissertação, Renata também publicou o artigo intitulado “Quantum-resistant Cryptography in FPGA” (Criptografia Resistente a Quântica em FPGA), que recebeu o prêmio de menção honrosa. Essa conquista destaca a relevância e a qualidade de sua pesquisa no campo da criptografia pós-quântica. Acesse a página “produção discente” e saiba mais sobre o trabalho de Renata Colares Policarpo.