Luiz Guilherme Schiefler de Arruda, discente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), realizou a defesa de sua dissertação no dia 27 de junho deste ano. A banca de avaliação foi composta pelos professores Dr. Rafael Rabelo Nunes, Dr. Clovis Neumann e Dr. Dino Macedo Amaral, representando a Universidade de Brasília e o Banco do Brasil.

Intitulado “Proposta de método de priorização de controles para implementação da arquitetura Zero Trust utilizando métodos multicritérios”, o trabalho de Luiz Guilherme abordou a aplicação da arquitetura Zero Trust na área de segurança da informação. O discente compartilhou sua experiência, mencionando que desde a conclusão da graduação, almejava realizar um mestrado para aprimorar seus conhecimentos. Após tomar conhecimento do edital da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e do prazo iminente, ele buscou informações sobre o PPEE (Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica) e iniciou sua participação no processo seletivo. Luiz Guilherme obteve aprovação e ingressou no programa.

Embora o mestrado estivesse inicialmente planejado para ser realizado de forma presencial, a pandemia da COVID-19 ocasionou atrasos no início das atividades. No entanto, graças ao profissionalismo e dedicação da equipe do PPEE, as aulas foram conduzidas remotamente, mantendo o mesmo padrão de qualidade.

Durante os pouco mais de dois anos de mestrado, Luiz Guilherme teve a oportunidade de aprofundar seu conhecimento acadêmico e contribuir para novas pesquisas, resultando na publicação de dois artigos. Esses artigos serviram como base para o trabalho apresentado perante a banca examinadora.

O discente expressou seus agradecimentos ao profissionalismo e dedicação de toda a equipe do PPEE, especialmente ao Prof. Dr. Rafael Timóteo e ao Prof. Dr. Rafael Rabelo, antigos e atuais coordenadores do programa, bem como aos colegas de turma pela troca de ideias e aprendizado durante as aulas.

Além da dissertação, Luiz Guilherme também publicou o artigo intitulado “Implementação da Arquitetura Zero Trust: uma Revisão Sistemática de Literatura” na conferência online The 2023 International Conference on Information Technology & Systems (ICITS’23), e o artigo “O Método Multicritério no Apoio à Priorização na Implementação do Zero Trust” na Conferência Ibero-Americana de Computação Aplicada e WWW/Internet 2022 do IADIS (International Association for Development of the Information Society).

Para obter mais informações sobre o trabalho de Luiz Guilherme Schiefler de Arruda e suas contribuições na área de Engenharia Elétrica, acesse a página “produção discente”.