FRAMEWORK DE INTELIGÊNCIA CIBERNÉTICA PARA INTERAÇÃO HUMANA UTILIZANDO AS MELHORES PRÁTICAS DE FONTES ABERTAS.

No último dia 23 de junho, o discente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) defendeu com sucesso a sua dissertação. A defesa contou com a participação dos seguintes professores na banca avaliadora: Dr. Flávio Elias Gomes de Deus, Dr. Felipe Lopes da Cruz e Dr. Fábio Lúcio Lopes de Mendonça

A dissertação, intitulada “Framework de Inteligência Cibernética para Interação Humana Utilizando as Melhores Práticas de Fontes Abertas” teve como objetivo abordar um terceiro aspecto para a utilização de coleta de informações sobre usuários no mundo virtual, obtendo colaboração para fornecimento de informações de maior qualidade para incrementar medidas de segurança cibernética. O trabalho foi fruto de um estudo de caso, no qual foram selecionadas 26 boas práticas, agrupadas nas categorias analíticas processuais e psicológicas. Essas práticas foram depuradas por 15 especialistas, agentes policiais, que atuam na coleta de informações em fontes abertas.

O trabalho de pesquisa realizado pelo discente do PPEE contribui para o avanço do conhecimento na área de segurança cibernética, fornecendo um quadro sólido para a interação humana e coleta de informações em fontes abertas.

A dissertação também obteve reconhecimento internacional ao ter o seu artigo aceito na 2nd International Conference on NLP, Data Mining and Machine Learning (NLDML 2023): A Review of The Intersection Techniques on Humint and Osint.

“Retornar à Universidade em uma ação de pós-graduação no âmbito do PPEE foi uma experiência extraordinária”, declarou o discente. Ele também reconheceu as dificuldades enfrentadas ao longo dessa jornada, ressaltando que todas elas serviram para a sua definição como Mestre em Segurança Cibernética. Mesmo conciliando essa intensa atividade com suas responsabilidades laborais, o discente destacou a aprendizagem de conceitos novos e técnicas atualizadas fornecidas pelo programa.

O discente expressou sua gratidão pela orientação recebida dos professores de nível elevado, afirmando que foi possível recuperar habilidades em consonância com as novas exigências impostas pelos avanços na tecnologia recente. Ele enfatizou que não consegue se imaginar atuando profissionalmente sem os conhecimentos e habilidades desenvolvidas no PPEE.

“Antes mesmo de concluir o mestrado, oportunidades de trabalho foram desveladas e muito ainda está por vir”, acrescentou, demonstrando suas expectativas promissoras para o futuro profissional.

A trajetória do discente no PPEE reflete o comprometimento com a excelência acadêmica e o desejo de se manter atualizado diante das demandas em constante evolução na área de segurança cibernética.