O discente Rodrigo Vilela Fonseca de Souza, aluno do PPEE, defendeu com sucesso sua dissertação intitulada “Identificação Automática de Conluio em Pregões do Comprasnet com Aprendizado de Máquina” em 20 de junho deste ano. A banca de defesa contou com a participação dos professores Dr. Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, Dr. Daniel Alves da Silva e Dr. Fabiano Cavalcanti Fernandes representando o Instituto Federal de Brasília.

A dissertação teve como objetivo o estudo de um conjunto de algoritmos de aprendizado de máquina aplicados na identificação de conluio, em quatro cenários distintos, utilizando dois conjuntos de dados gerados a partir do Comprasnet e outros datasets de conluio publicados.

Os resultados obtidos foram tão inspirados que o artigo “Identificação Automática de Conluio em Licitações do Comprasnet com Aprendizado de Máquina” foi aceito no X Encontro Brasileiro de Administração Pública. O artigo foi escrito com a participação dos professores Alexandre Solon Nery e Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, respectivamente, orientador e coorientador do discente.

Rodrigo expressou sua satisfação com a conclusão do mestrado no PPEE, destacando que o programa proporciona a aproximação do potencial de pesquisa e inovação da academia com os problemas reais existentes na sociedade. Ele ressalta que essa conquista representa um marco importante em sua trajetória acadêmica, ao mesmo tempo em que tem um impacto positivo na melhoria da eficiência do setor público.

A pesquisa desenvolvida por Rodrigo na identificação de possível conluio entre participantes de pregões eletrônicos terá um impacto significativo na realização das auditorias conduzidas pela Controladoria Geral da União. A aplicação dos algoritmos de aprendizado de máquina de processamento permitirá um ganho de eficiência nessas auditorias, confiante para a seleção e transmissão de práticas ilícitas, além de promover maior transparência e lisura nos processos licitatórios.

Com sua dissertação e o artigo resultante, Rodrigo Vilela Fonseca de Souza demonstrou não apenas seu comprometimento com a pesquisa acadêmica, mas também sua contribuição para a solução de problemas reais enfrentados pelo setor público. Seus esforços têm o potencial de impactar positivamente a eficiência e a integridade nas contratações públicas, promovendo um ambiente mais transparente e competitivo.