Em 30 de junho de 2023, foi realizada a banca de defesa da dissertação do discente Liomar de Miranda Leite no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília. A dissertação, intitulada “PLATAFORMA IoT PARA SUPERVISÃO DE USINA FOTOVOLTAICA E AUTOMAÇÃO PREDIAL NO MINISTÉRIO DA DEFESA”, apresentou uma solução inovadora para a gestão energética do Ministério da Defesa, contribuindo para tornar a Esplanada dos Ministérios em Brasília mais sustentável.

A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: Dr. Fábio Lúcio Lopes de Mendonça (Presidente/Universidade de Brasília), Dr. Gilmar dos Santos Marques (Examinador Externo/Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal) e Dr. Daniel Alves da Silva (Examinador Interno/Universidade de Brasília). Os membros da banca avaliaram o trabalho de forma criteriosa e reconheceram a relevância da pesquisa realizada pelo discente.

Além da defesa da dissertação, Liomar de Miranda Leite teve seu trabalho publicado no ICMTT´23 – The 2023 International Conference on Management, Tourism and Technologies. A publicação, intitulada “IoT Platform for Supervision of Photovoltaic Plant and Building Automation With Validation in The Ministry of Defense of Brazil”, ocorreu durante a conferência científica realizada entre os dias 4 e 6 de maio de 2023, na Universidad Distrital Francisco Jose Caldas, em Bogotá, Colômbia. Essa conquista representa o reconhecimento internacional da pesquisa e sua contribuição para o campo da Tecnologia.

Ao final da defesa, Liomar de Miranda Leite expressou sua gratidão ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica, destacando que a oportunidade de realização do objetivo profissional proporcionou a absorção de conhecimentos primorosos e experiências gratificantes junto a professores e colegas extremamente qualificados. O discente ressaltou ainda que, por meio do projeto desenvolvido, foi possível implementar uma ferramenta de supervisão e controle que aprimora a gestão energética do Ministério da Defesa e contribui como um dos projetos piloto para a sustentabilidade da Esplanada dos Ministérios em Brasília. Essa conquista reflete o reconhecimento do trabalho realizado e sua relevância para a área de Tecnologia.

Com essa pesquisa inovadora e o reconhecimento obtido, Liomar de Miranda Leite demonstrou seu comprometimento e contribuição para o avanço da Engenharia Elétrica e a busca por soluções sustentáveis no contexto governamental. Sua dissertação e publicação são marcos importantes em sua trajetória acadêmica e profissional, evidenciando sua capacidade de realizar pesquisas de impacto e fornecer soluções relevantes para a sociedade.