Turma da ABIN e UnB celebram sucesso de parceria estratégica em segurança cibernética

Em 2020, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) estabeleceu uma parceria inovadora com a Universidade de Brasília (UnB) para criar uma turma especializada em segurança cibernética no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE). O objetivo era capacitar profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios cada vez maiores da segurança digital.

A linha de pesquisa “Segurança e Inteligência Cibernética (Área de concentração: Segurança Cibernética)” ofereceu 33 vagas no processo seletivo, atraindo candidatos de diferentes perfis. Ao final das etapas, 33 indivíduos foram aprovados e selecionados, compreendendo 18 candidatos do corpo de servidores da ABIN, 11 candidatos nas vagas destinadas ao SISBIN e 4 candidatos portadores de diploma de nível superior atuantes na área de inteligência, estes últimos ingressando como ampla concorrência.

Devido à pandemia da COVID-19, o semestre letivo de 2020/2 só teve início em julho de 2021, atrasando o cronograma inicial. A situação excepcional causou percalços aos alunos e alguns solicitaram prorrogação do prazo de defesa até junho de 2023. Ao longo do curso, houve 2 (dois) desligamentos e 4 (quatro), por motivos diversos, não conseguiram defender a dissertação, mas a determinação dos demais estudantes manteve o sucesso da turma.

A dedicação e o empenho dos alunos foram recompensados com a publicação de artigos em revistas científicas de renome nacional e internacional, bem como com menções honrosas e premiações em conferências e workshops. Os resultados refletem o alto nível de excelência alcançado pelo programa.

Durante o período de estudos, a turma da ABIN participou ativamente de eventos e conferências relevantes. Destaca-se o Simpósio de Segurança Cibernética em Tribunais Superiores, realizado no Supremo Tribunal Federal (STF). Profesores e discentes também tiveram seus artigos publicados no e-book Springer Link, uma plataforma de publicação de livros e periódicos acadêmicos reconhecidos mundialmente. Destacam-se, ainda, uma presença significativa de membros do PPEE no 41º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC 2023), que contou com a participação de profissionais e estudantes. E, de maneira especial, a 9ª Conferência Ibero-Americana de Computação Aplicada em 2022 (CIACA), na qual nove alunos e onze professores do PPEE, incluindo três discentes da turma específica da ABIN, foram premiados com o melhor artigo e menções honrosas.

A taxa de sucesso do curso foi notável, com 81% dos alunos obtendo êxito, completando trabalhos finais de dissertação, apresentando trabalhos em eventos e adquirindo conhecimentos valiosos por meio das disciplinas.

A parceria entre a ABIN e a UnB no campo da segurança cibernética mostrou-se altamente frutífera, preparando profissionais especializados para enfrentar os desafios crescentes da era digital e reforçando o compromisso com a excelência acadêmica e a inovação tecnológica. A expectativa é que essa parceria continue gerando resultados positivos e promovendo avanços significativos no campo da cibersegurança no Brasil.