MICRADS´23 – Conferência Internacional destaca pesquisas sobre desenvolvimento de segurança e gestão de ativos de infraestrutura

Na sexta-feira, 07 de junho de 2023, o professor pesquisador-colaborador Robson de Oliveira Albuquerque apresentou três artigos científicos de destaque na Conferência Internacional Multidisciplinar de Pesquisa Aplicada à Defesa e Segurança 2023 (MICRAD’S 2023) realizada na Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana, em Bogotá. Artigos inovadores, cujos títulos são “Aplicação De Melhores Práticas De Gestão e Segurança para Monitoração de Ativos de Infraestrutura” – vinculado ao projeto de pesquisa da PGFN (Pesquisas e inovação tecnológica aplicada às temáticas da informação e das comunicações no domínio da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) -, “Detecção de ataque DoS utilizando NSL-KDD e abordagens de aprendizado de máquinas” e “O compartilhamento de dados e o uso dual do Sistema Integrado de Fronteiras do Exército Brasileiro”.

Esses trabalhos serão publicados na prestigiada Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (RISTI), que é QUALIS A4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A publicação desses artigos na RISTI fortalece a posição da UnB como uma instituição de excelência na produção científica e reafirma o compromisso dos pesquisadores com a inovação tecnológica e avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de estudo.

Os autores dos artigos e dos projetos de pesquisa são alunos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da UnB. Cileno de Magalhães Ribeiro, Felipe Barreto de Oliveira, João Paulo da Costa e Silva Garcia e Luiz Augusto dos Santos Pires são alguns dos alunos envolvidos na produção desses trabalhos. Além dos estudantes, os professores, Dr. Fabiana Freitas Mendes, Dr. Fábio Lúcio Lopes de Mendonça, Dr. Georges Daniel Amvame Nze, Dr. Rafael Rabelo Nunes e Dr. Robson de Oliveira Albuquerque, todos do PPEE, também contribuíram para as pesquisas.

A Conferência MICRADS’23 é um evento de destaque internacional que aborda aspectos de defesa e segurança. As realizações da Conferência, reuniram especialistas e pesquisadores de renome mundial, proporcionando um ambiente propício para a disseminação de conhecimento e troca de experiências.