Professor do PPEE tem coparticipação em artigo publicado no IEEE Xplore sobre detecção de ameaças internas em fluxos de dados

O artigo Applying One-Class Algorithms for Data Stream-Based Insider Threat Detection, o qual contou com a coparticipação do professor do PPEE (Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica) João José Costa Gondim, foi publicado, no dia 10 de julho, na renomada plataforma do IEEE Xplore (Aplicação de Algoritmos One-Class para Detecção de Ameaças Internas em Fluxos de Dados), veículo aderente às Engenharias IV e QUALIS A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O autor principal e o outro coautor do artigo são alunos do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília.

Este artigo apresenta uma abordagem inovadora para a detecção de ameaças internacionais em fluxos de dados, um desafio cada vez mais relevante na área de segurança cibernética. Com a crescente quantidade de informações geradas e compartilhadas diariamente nas organizações, identificar atividades suspeitas que podem representar uma ameaça interna se tornou uma tarefa complexa.

O PPEE é uma iniciativa acadêmica de grande importância para o avanço da área de engenharia elétrica no Brasil. Além de oferecer um ambiente de estudos e pesquisa que combina teoria e prática, visando a formação de profissionais altamente qualificados e capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país.