Ex-Aluno e Professores do PPPEE Publicam Artigo sobre Interconexão de Sistemas Complexos na Plataforma MDPI

Em 16 de agosto de 2023, um artigo resultante da colaboração entre um ex-aluno e professores do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPPEE) foi aceito e, oficialmente, publicado na revista Applied Sciences da MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute). Essa revista é reconhecida por hospedar publicações de acesso aberto que abrangem uma vasta gama de disciplinas científicas e tecnológicas.

Intitulado “DCIDS— Distributed Container IDS“, esse trabalho sobressai não somente por sua relevância, mas também pelo impacto significativo que traz para o campo da engenharia elétrica.

O egresso Sávio Levy uniu suas habilidades com os professores Georges Daniel Amvame Nze e Rafael Rabelo Nunes, ambos do PPEE, bem como com Ricardo Staciarini Puttini, docente do Departamento de Engenharia Elétrica. Essa colaboração resultou em um marco significativo ampliando o alcance das conquistas no campo da pesquisa.

Conforme relatado pelo ex-aluno, “o programa de mestrado teve como foco principal a pesquisa que visou preencher as lacunas identificadas na segurança de ambientes contêinerizados, através da aplicação de tecnologias e abordagens de ponta. De acordo com Sávio, os resultados da pesquisa culminaram na proposição de um framework de referência para implementação de um Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS)direcionado para plataformas de orquestração de contêineres. Essa contribuição significativa resultou no fortalecimento das medidas de segurança cibernética em ambientes corporativos que adotam essa tecnologia em crescente adoção”.

A publicação desse trabalho não apenas enriquece o corpo de conhecimento da engenharia elétrica, mas também destaca a capacidade do Brasil em produzir pesquisas de alta qualidade que podem ter um impacto global. Espera-se que os insights e descobertas apresentados no artigo inspirem futuros estudos e inovações no campo IDS.