Abertura do Evento na Escola da AGU: Professores do PPEE Discutem Avanços e Desafios em Ciclo de Palestras sobre Segurança Cibernética

No dia 23 de agosto de 2023, das 09h30 ao meio-dia, ocorreu a abertura do evento “Comunicação – Ciclo de Palestras sobre Segurança da Informação”. Transmitido ao vivo pelo YouTube, o evento reuniu especialistas para discutir os avanços, desafios e inovações no campo da segurança cibernética.

O diretor da Escola Superior da Advocacia-Geral da União (AGU), professor João Carlos Souto, deu início ao evento, que contou com a participação dos docentes do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) Rafael Rabelo Nunes, Daniel Alves da Silva e Demétrio Antônio da Silva Filho,

O professor Rafael Rabelo abordou o tema “Segurança Cibernética e a Prestação Jurisdicional”, destacando o panorama atual da segurança da informação e sua interação com o sistema judiciário. O professor discutiu os impactos midiáticos de ataques cibernéticos ocorridos desde 2020, analisando as causas e os riscos potenciais que os tribunais podem enfrentar diante de falhas de segurança. Além disso, explorou questões relacionadas à segurança da informação e suas implicações.

A inovação na colaboração entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Universidade de Brasília (UnB) foi o cerne da apresentação do professor Daniel Alves. Em sua palestra intitulada “Resumo de Inovações da Cooperação entre a AGU e UnB”, ele destacou a parceria que tem sido desenvolvida desde 2010, por meio do Laboratório Latitude, com o Governo Federal. O professor enfatizou a contribuição da UnB na criação de sistemas estruturantes e transferência tecnológica que visam beneficiar a sociedade. Além disso, detalhou os produtos entregues à AGU e os resultados significativos alcançados.

Sob o título “Engenharia Social e Segurança Cibernética”, o professor Demétrio destacou a vital importância de sensibilizar não somente os especialistas em Tecnologia da Informação (TI), mas também indivíduos de variadas áreas de atuação. Ele compartilhou insights sobre como evitar golpes, ofereceu dicas de segurança e ressaltou a importância de senhas robustas na proteção de dados.

O evento iniciou com temas enriquecedores para discutir e promover a conscientização sobre os desafios e avanços na segurança cibernética. A variedade de tópicos e a experiência dos palestrantes ofereceram uma visão abrangente desse campo vital no mundo digital atual.

Não deixe de participar da palestra do professor Robson Albuquerque, agendada para o dia 25 de agosto às 10h, no mesmo canal. O tema abordado será “Segurança em Dispositivos Móveis (iOS e Android)”.