Em uma entrevista recente concedida à BandNews, o Professor Robson de Oliveira Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília (UnB), compartilhou valiosas dicas para proteger-se contra golpes envolvendo o sistema de pagamento PIX.

Nos primeiros nove meses deste ano, a Polícia Civil do Distrito Federal registrou alarmantes 37.181 ocorrências de estelionato e 5.443 de furto mediante fraude relacionados ao PIX. Este método de pagamento, lançado em 2020 pelo Banco Central, atrai criminosos devido à rapidez com que os valores podem ser transferidos para outras contas bancárias.

Entre os golpes mais comuns, destaca-se o pedido de dinheiro por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Os golpistas utilizam fotos de familiares e amigos para simular conversas e persuadir as vítimas. Além disso, outros esquemas incluem invasões de contas bancárias online e esquemas de pirâmides financeiras, onde grupos se passam por empresas de investimento.

O Professor Robson de Oliveira Albuquerque enfatizou a importância de tomar medidas proativas para proteger-se contra esses tipos de ataques. Algumas das medidas recomendadas incluem o uso de senhas fortes, a ativação da autenticação em dois fatores, a evitação de acessar links suspeitos e a preferência por redes de Wi-Fi privadas.

Na entrevista, o Professor Albuquerque também compartilhou trechos de suas dicas sobre como reconhecer e evitar essas ameaças, fornecendo informações valiosas para o público em geral. As orientações do professor são valiosas para todos que desejam manter suas transações financeiras seguras e evitar cair em golpes cibernéticos.

Para ouvir a entrevista completa e obter informações detalhadas sobre como se proteger contra golpes envolvendo o PIX, acesse o trecho da entrevista na plataforma de áudio: Polícia Civil do DF já registrou mais de 37 MIL ocorrências de estelionato envolvendo PIX em 2023. by Bandnews FM Brasília.

Fique atento às medidas de segurança compartilhadas pelo Professor Albuquerque e proteja-se contra os golpes financeiros que estão se tornando cada vez mais sofisticados no mundo digital.