Evento do PPEE aborda os desafios da Segurança Cibernética nas Cadeias de Suprimento em meio a debate sobre Problemas Perversos

Hoje, 25/10/2023, no auditório azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da Universidade de Brasília (UnB), especialistas no campo da segurança cibernética se reuniram para discutir os desafios intrincados relacionados à proteção de cadeias de suprimentos contra ameaças digitais. O evento, intitulado “Segurança na Cadeia de Suprimentos”, contou com palestras de destaque proferidas por egresso, discente e pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE).

Thiago Melo Stuckert do Amaral, egresso do PPEE, focou sua apresentação sobre a “Proposta de integração de controles de segurança baseados nos princípios Zero Trust em uma cadeia de suprimentos cibernética”. Além disso, o Carlos Eduardo Miranda Zottmann, discente do PPEE, apresentou um “Panorama sobre segurança da cadeia de suprimento de software”. Por fim, o Pr. Dr. João Souza Neto, pesquisador colaborador do PPEE, abordou os “Desafios de Segurança Cibernética nas Cadeias de Suprimento”.

O evento foi uma resposta oportuna ao crescente debate em torno da questão complexa de segurança cibernética nas cadeias de suprimentos. Um dos tópicos discutidos foi se a segurança cibernética das cadeias de suprimento é um problema perverso, conforme a teoria de Conklin, que identifica as características intrínsecas dos problemas perversos.

O debate destacou as características que tornam os desafios da segurança cibernética nas cadeias de suprimento particularmente complexos. Os especialistas enfatizaram que tais problemas são mal estruturados e interligados, tornando difícil definir soluções concretas. Além disso, ressaltaram que esses problemas não possuem uma solução definitiva, mas sim soluções que são consideradas “melhores” ou “piores” dependendo do contexto social em que são avaliadas.

A singularidade de cada cadeia de suprimento e a necessidade de soluções customizadas também foram discutidas. Os especialistas alertaram para as consequências de implementar soluções de segurança cibernética, já que cada tentativa pode gerar novos desafios inesperados.

O evento proporcionou uma reflexão importante sobre a natureza complexa e desafiadora da segurança cibernética nas cadeias de suprimento, ressaltando a necessidade de abordagens inovadoras e adaptáveis para enfrentar esse problema multifacetado. A discussão proporcionou insights valiosos e estratégias potenciais para lidar com esses desafios em constante evolução.

Abaixo, segue fotos do evento.