Webinar sobre tunelamento DNS de egressa do PPEE – UnB é listada como um dos melhores da RPN

A egressa do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade de Brasília (UnB), Lorena de Souza Bezerra Borges, foi destaque em um webinar sobre tunelamento DNS e ataques cibernéticos realizado pela Escola Superior de Redes (ESR), uma unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) criada para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação.

O evento, realizado em 23 de junho de 2023, abordou a técnica de tunelamento DNS e sua utilização como método de transferência e roubo de dados em ataques cibernéticos. Foram apresentados alguns tipos de ataques e ferramentas, assim como procedimentos que possam detectar ou mitigar ações maliciosas nas redes institucionais.

A apresentação foi elogiada pelos participantes do webinar, que destacaram a qualidade do conteúdo e a clareza da exposição. O trabalho foi listado como um dos 5 melhores webinars da RNP.

Lorena possui mestrado em Segurança Cibernética e graduação em Engenharia de Redes de Comunicação pela UnB. Com uma experiência de 16 anos nas áreas de gerenciamento, monitoramento e segurança de redes, ela atualmente exerce o cargo de Analista de Infraestrutura de TI no Supremo Tribunal Federal.

A contribuição de Lorena de Souza Bezerra Borges destaca-se como um marco na disseminação do conhecimento sobre segurança cibernética, reforçando a importância da colaboração entre o PPEE e o setor profissional para enfrentar os desafios em constante evolução do cenário de cibersegurança.

O vídeo da apresentação da Lorena Borges está disponível no site (https://esr.rnp.br/eventos/dns-ataques-ciberneticos/) da ESR.

Confira os cinco webinars que foram destaquem em 2023 pela RNP: <https://app.rdstation.email/mail/a1d62fda-3f48-467b-a20f-85bd39e2398e?utm_campaign=gurus23__top_5_-_webinars_mais_assistidos_2023&utm_medium=email&utm_source=RD+Station>